COMBATE AO GARIMPO ILEGAL

Forças Armadas transportam 9 detidos para Boa Vista após operação na TIY

Ação conjunta com a Polícia Federal faz parte dos trabalhos para coibir garimpo ilegal na TIY.

Suspeitos sendo conduzidos pelas Forças Armadas (Foto: Forças Armadas)
Suspeitos sendo conduzidos pelas Forças Armadas (Foto: Forças Armadas)

Nesta segunda-feira (2), uma ação interagências culminou no transporte de nove suspeitos detidos por envolvimento com garimpo ilegal para a capital, Boa Vista. As Forças Armadas, atuando em coordenação com a Polícia Federal, foram responsáveis por essa transferência desde a região de Minau, próxima a Xitei-RR, até Boa Vista.

Os detidos, ao chegarem à capital, foram submetidos a exames clínicos para garantir sua integridade física. Posteriormente, foram encaminhados para a Superintendência da Polícia Federal, onde devem seguir com os procedimentos judiciais cabíveis.

Este transporte é parte das constantes ações em combate a crimes transfronteiriços e ambientais, principalmente na Terra Indígena Yanomami (TIY). Até agora, as operações já totalizam 160 desintrusões desde o início do ano, visando proteger as comunidades indígenas da região e combater atividades ilegais.

Essas desintrusões na TIY, intensificadas pela Operação Ágata Fronteira Norte, são fruto de uma efetiva colaboração entre a Polícia Federal, FUNAI, IBAMA e as Forças Armadas. Esta operação foi estruturada de acordo com o Decreto nº 11.405, de 30 de janeiro de 2023, e posteriormente alterado pelo Decreto nº 11.575, de 21 de junho do mesmo ano.

O foco dessas operações conjuntas é assegurar a legalidade e legitimidade das ações, reforçando o compromisso do país na proteção de territórios indígenas e na repressão de crimes ambientais.