Empreendedorismo foi a principal pauta do Programa Quem é Quem desta quarta-feira (11). Os convidados foram o empresário Nirval Queiroz, Charles Henz, que faz parte da Embaixada de Fruticultura em Roraima e Edvan Chagas, chefe de pesquisa de fruticultura da Embrapa Roraima.
O empresário Nirval Queiroz foi o primeiro entrevistado, onde falou sobre a ExpoRoraima, evento que realizará sua 18ª edição. “Agora com o novo nome, a feira promete trazer novidades em termo de produtos. A feira contará com 87 estandes e estarão presentes 66 empresas expositoras”.
De acordo com Queiroz, um dos reflexos do momento econômico do país, é a inserção de jovens empreendedores. “A quantidade de jovens é alta. O país forma muitos jovens e a quantidade de empregos governamentais diminuem, dessa maneira, fazendo com que despertem um espírito empreendedor. São jovens satisfeitos com o que estão desempenhando, fazendo um empreendedorismo de oportunidade”, comentou o empresário.
O local do evento será o Garden Shopping, de 20 a 22 de março, das 14h às 22h. A entrada é gratuita.
Fruticultura
A fruticultura permite empreender, gerar lucros e empregos. Essa é a opinião do chefe de pesquisa de fruticultura da Embrapa, Edvan Chagas, que falou sobre o cenário na produção de frutas em Roraima.
“O momento é do empreendedorismo, precisamos disso para que nosso estado gere outros tipos de economia, trazendo desenvolvimento para a Capital e para o interior. Roraima tem um clima fantástico para a fruticultura, temos uma diferença térmica que nos permite produzir frutas saborosas, e posso falar com toda tranquilidade, as mais doces do mundo”, disse Chagas.
“Estamos falando de uma atividade que pode sustentar sua família com dois ou três hectares, caso bem investido. A fruticultura gera até três empregos por hectare, podendo trazer uma renda próxima a R$ 50 mil por hectare”, complementou.
O uso de novas tecnologias para o desenvolvimento da fruticultura em Roraima foi um dos assuntos tratados com Charles Henz. Ele ainda falou sobre o curso de Produção de Maracujá da Embrapa e também sobre o projeto Melão Roraima Exportação.
A entrevista completa pode ser assistida no FolhaBv Play