Nesta terça-feira (12), funcionários da Clínica Renal procuraram a redação da Folha de Boa Vista para expor a situação de atraso no pagamento de salários. Segundo os denunciantes, além do salário, estão pendentes o 13º e o Vale Refeição.
De acordo com os relatos, a clínica atribui o atraso no pagamento ao convênio firmado com o Governo de Roraima, o maior cliente do estabelecimento. Os funcionários afirmam que, diante dessa situação, a clínica estaria fornecendo vales gasolina para garantir que continuem a deslocar-se para o trabalho, sendo o valor descontado posteriormente dos salários.
Um dos denunciantes destacou a dificuldade enfrentada pelos trabalhadores: “Temos o relato do enfermeiro, que saiu 1h da manhã do trabalho e ficou no prego por falta de gasolina. Estamos sem receber e a justificativa é sempre essa. Tem funcionários trabalhando por 12 horas, sem comida, com fome e tendo que tirar do próprio bolso para comer. Está cada dia pior.”
Iminência de paralização
De acordo com os denunciantes, se não regularizados os pagamentos, os atendimentos sofrerão paralisação a partir desta quinta-feira (14)
Posicionamento da Clínica Renal
A equipe da FolhaBV entrou em contato com a direção da Clínica Renal, que corroborou a versão apresentada pelos funcionários, alegando que os pagamentos ainda não foram efetuados devido à falta de repasse por parte do Governo de Roraima.
Em julho deste ano, a Folha de Boa Vista noticiou a suspensão dos atendimentos de hemodiálise na Clínica Renal pela falta de pagamento pelo Governo de Roraima. À época, a dívida do executivo com o estabelecimento chegava à R$ 9 milhões.
Governo de Roraima
Em nota, a Secretaria de Saúde afirmou que os pagamentos para a Clínica estão dentro da normalidade. “A Secretaria de Saúde informa que os pagamentos para a Clínica Renal de Roraima estão ocorrendo normalmente, com a nota referente ao mês de setembro em trâmite para pagamento. Esclarece que a nota de serviço do mês de outubro foi entregue à Sesau com atraso, tendo a emissão sido realizada no dia 1º de dezembro. É importante ressaltar ainda que o prazo estabelecido em cláusula contratual para pagamento é de até 30 dias úteis após o devido protocolo da nota, não podendo a empresa condicionar o pagamento de servidores em dia, ao protocolo de nota na Sesau!