![Um componente do gengibre freso é o gingerol, que tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias (Foto: Raisa Carvalho) Um componente do gengibre freso é o gingerol, que tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias (Foto: Raisa Carvalho)](https://uploads.folhabv.com.br/2025/02/53sV65Xt-1-1024x675.webp)
A mudança brusca de temperatura, com períodos de chuva e sol intenso, pode ajuda no aumento de resfriados, pois as pessoas acabam ficando mais tempo em ambientes fechados falpem do ressacamento das vias temperatórias. Mas existem três ingredientes infalíveis para curar a garganta inflamada: gengibre, mel e limão.
Segundo o portal de saúde Best Life, existem alguns motivos que explicam os benefícios desses três alimentos. Confira:
Alho
O alho cru é um antibiótico natural e ajuda a aumentar a sua recuperação. O alimento ajuda a aliviar a inflamação e melhora o sistema imunológico.
A alicina, composto químico presente no alimento, também ajuda a reduzir o colesterol, prevenir infexções, diminuir a pressão sanguínea a e até auxilia na prevenção do câncer. No entanto, cozinhar o alho em altas temperaturas são ruins pra alicina.
Mel
Assim como o alho, o mel também tem propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antioxidantes. Estudos apontam que o mel pode ser tão eficaz quanto um xarope para a tosse e pode ser uma boa alternativa para quem está com a garganta inflamada.
O alimento pode reduzir a secreção, além de ajudar na secura e inflamação, que faz com que seja engolir alimentos ou até água.
Gengibre
Um componente do gengibre freso é o gingerol, que tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, reduz a congestão, combate fungos e bactérias e tem outros benefícios, como ajudar a reduzir a acidez no estômago e relaxar a musculatura do intestino.
Embora esteja tudo bem consumir a raiz crua, o gengibre também pode ser consumido em sopas ou refogado. Outra dica é fazer um chá com mel.