Bom dia,
As entrevistas feitas ontem no programa Agenda da Semana, da Rádio Folha FM 100.3 envolvendo dois parlamentares federais e o presidente da Fundação de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh) deixaram bem claro que a criação e ampliação de áreas de conservação decretadas pelo presidente Lula da Silva (PT) ocorreu sem qualquer conversa com as lideranças locais. Mesmo que alguns dos parlamentares federais do estado não tenham mostrado a cara para dizer se concordam, ou não, com a medida é exemplar essa conduta em relação à fidelidade para com os eleitores locais.
Todos, rigorosamente todos, os deputados e senadores eleitos no último pleito eleitoral, ou foram filiados a partidos conservadores de direita, e estiveram no palanque e nas reuniões, pedindo votos para Jair Bolsonaro (PL). E não vale dizer que passadas as eleições desmonta-se o palanque e todos devem se reunir aos ganhadores do pleito. A eleição, sobretudo a presidencial, foi disputada sob um cenário de absoluta disputa ideológica, e isso não muda depois dela. Para, além disso, não é possível apoiar medidas do governo central que venham prejudicar Roraima. E, se algum parlamentar entender que precisamos de mais e maiores áreas de preservação ambiental, que digam publicamente.
TESE
Mais uma das “teses jurídicas” que rola nos bastidores da política local seria de uma estratégia para que o governador Antonio Denarium (PP) pedisse a renúncia do cargo para dar fim aos efeitos da cassação de seu diploma antes do julgamento pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Segundo defensores da teoria, dessa forma o vice-governador Edilson Damião (Republicanos) conseguiria se manter no cargo.
XADREZ 1
O deputado Antônio Nicolleti (União Brasil), disse com todas as letras em entrevista ao programa Agenda da Semana, da Rádio Folha FM 100.3, que o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), não será mais candidato a prefeitura de Boa Vista, como havia anunciado anteriormente, e que o grupo governista trabalha agora com um novo cenário político.
XADREZ 2
Nicoletti também afirmou que ele próprio é o pré-candidato do União a Brasil a prefeito da capital, como política da Direita de preparação para as eleições 2026. A conversa estaria adiantada e já com uma pré-composição nacional com o PP, do governador Antonio Denarium e do senador Hiran Gonçalves. As siglas já teriam batido o martelo sobre ter uma candidatura única de forma a viabilizar a disputa.
SUSPENSE
Já o senador Mecias de Jesus (Republicanos), que também foi entrevistado na Rádio Folha, disse que a questão ainda não está definida e que Soldado Sampaio precisa retirar seu nome publicamente para deixar de ser o pré-candidato do grupo. Ele também admitiu que tem evitado comentar o cenário político local no contexto de uma possível eleição suplementar, por conta da cassação do governador, até para não dar margem a mais teorias da conspiração. Certo ele!
TENTATIVA
O deputado federal Antônio Nicoletti informou ter protocolado três projetos de decreto legislativos na tentativa de sustar os efeitos da decisão do último dia 5, do governo Federal, que criou a Floresta Nacional do Parima e a ampliação do Parque Nacional Viruá e Estação Ecológica Maracá. Contudo, ele admitiu a dificuldade da empreitada, até por conta do número reduzido da oposição ao governo Lula. Segundo o parlamentar do União Brasil é possível contar hoje com no máximo 140 deputados federais na oposição. O resto já foi cooptado.
ATROPELADOS
Tanto o senador Mecias de Jesus (Republicanos) quanto o deputado Nicolleti afirmaram que a bancada de Roraima não foi ouvida com relação à decisão de ampliar as áreas de proteção ambiental. O entendimento do senador é de que o Poder Executivo exorbitou do seu poder e trabalha com a possibilidade de anulação do decreto, baseado na norma jurídica vigente. Mas a questão vai depender mesmo é de uma decisão política do Congresso Nacional.
PRODUÇÃO 1
O presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), Glicério Fernandes, também concedeu entrevista ao programa Agenda da Semana da Rádio Folha FM 100.3, ontem, para comentar a criação e ampliação de áreas de proteção ambiental em Roraima. Ele reforçou aquilo que já dizemos há tempos: não adianta o governo federal proteger e não oferecer meios para a população sobreviver.
PRODUÇÃO 2
Outra informação reforçada por Glicério diz respeito à área útil para produção em Roraima atualmente, que equivale a 10% da sua superfície de mais de 23 milhões de hectares de área total. Muito pouco ou quase nada para garantir autonomia econômica. Também salientou que as políticas públicas que podem gerar algum benefício para quem mora ou está no entorno dessas áreas demoram tempo significativo.
DE VERMELHO
Pois é, no dia anterior ao desfile pelo Dia da Independência, o presidente Lula da Silva (PT), em cadeia de rádio e televisão, falou de um país para todos. As cores para representar a momento comemorado são evidentemente o azul, o verde, a branco e a amarela. Para mostra uma mensagem diferente, a primeira-dama desfilou junto com Lula vestida de um vermelho tão intenso quanto à cor do PT. Tinhosa ela.