Para auxiliar no combate de incêndios florestais, o Governo Federal anunciou a autorização para contratação de brigadistas temporários para atuar em Roraima e outros 18 estados do país.
A contratação foi contemplada por meio da portaria nº 114/2024 assinada pelo presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), Rodrigo Agostinho.
Na ocasião, o Ibama autorizou o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) a contratar as brigadas federais temporárias. Em Roraima, as equipes foram selecionadas por municípios.
Em Alto Alegre, foi determinada a contratação de duas brigadas federais temporárias formadas por um brigadista chefe de brigada, dois brigadistas chefes de esquadrão e doze brigadistas.
Para os municípios de Amajari, Uiramutã, Normandia e Cantá foi autorizada a contratação de uma equipe para cada cidade, formada por: um brigadista chefe de brigada, dois brigadistas chefes de esquadrão e 14 brigadistas para a prevenção e combate aos incêndios florestais. Para Pacaraima, foi autorizada a contratação de uma equipe com 25 brigadistas para prevenção de queimadas, dois brigadistas chefes de brigada e cinco brigadistas chefes de esquadrão.
Foi autorizada ainda a contratação de 18 brigadistas de queima prescrita para atender todo o Estado e mais quatro supervisores estaduais de brigadas para apoio às Coordenações Estaduais do Prevfogo.
Além de Roraima, foram contemplados também os estados do Amapá, Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Maranhão, Tocantins, Pernambuco, Pará, Paraná, Piauí, São Paulo, Rondônia, Rio de Janeiro e Distrito Federal.