
A distribuição de hemocomponentes – glóbulos vermelhos, plaquetas e plasma – em Roraima está em situação crítica, conforme constatado em diligência realizada nessa segunda-feira (17) no Hemoraima, no Hospital Geral de Roraima (HGR) e na Maternidade Nossa Senhora de Nazareth. A ação foi promovida pelo Conselho Regional de Medicina de Roraima (CRM-RR), em parceria com o Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) e a Vigilância Sanitária.
Durante a inspeção, o conselheiro fiscal do CRM-RR, Mauro Asato, alertou para a gravidade do problema, destacando que a falta de hemocomponentes coloca em risco o fornecimento de sangue para centros cirúrgicos e serviços de emergência.
“As condições de distribuição de sangue e hemocomponentes no estado são críticas. Elaboraremos um relatório detalhado para o MPRR e a Vigilância Sanitária, a fim de destacar a urgência dessa questão para a saúde pública”, afirmou Asato.
O objetivo da fiscalização foi verificar as condições estruturais das unidades, o cumprimento das normas técnicas e sanitárias, e a situação do abastecimento e estoque de insumos, hemocomponentes e reagentes.