O Comando Conjunto Ágata Fronteira Norte realizou a evacuação aeromédica de uma indígena da comunidade Toototopi, localizada no município de Barcelos (AM), reserva Indígena Yanomami, a 490 quilômetros de Boa Vista. A evacuação foi realizada na última sexta-feira (7).
A solicitação foi feita pela Secretaria de Saúde Indígena (SESAI), do Ministério da Saúde, por meio do Centro de Operações Integradas (COI), e coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE). A demanda, então, foi atendida por uma aeronave das Forças Armadas para o resgate da paciente.
O voo foi realizado empregando Óculos de Visão Noturna, equipamento de uso essencial para a garantia da segurança da tripulação durante a operação, já que a visibilidade do local de pouso estava comprometida, devido ao horário do sobrevoo, sendo impossível de ser realizada sem a ajuda dos instrumentos tecnológicos utilizados.
Após cinco horas de voo, a aeronave chegou à Boa Vista transportando, ainda, a equipe médica que realizou os cuidados da paciente, durante o transporte. Em estado grave, a indígena foi encaminhada ao Hospital Geral de Roraima (HGR).