O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concedeu na última segunda-feira (5) a licença final para o início da instalação dos cabos da Infovia 04. De acordo com a Entidade Administradora de Faixa (EAF), responsável pelo projeto, os trabalhos estão programados para começar na próxima quinta-feira (14).
A Infovia 04 faz parte do programa Norte Conectado, que visa expandir a infraestrutura digital na região amazônica, com a instalação de cabos subaquáticos e terrestres. Este trecho específico abrange 647 quilômetros, dos quais 515 km serão cabos subaquáticos passando por localidades como Vila de Moura (AM), Santa Maria do Boiaçu (RR), Caracaraí (RR) e Boa Vista (RR), ao longo do leito do Rio Branco.
Segundo a EAF, a instalação dos cabos subaquáticos deverá ser concluída em aproximadamente dez dias, após o início dos trabalhos. Posteriormente, será realizada a implementação de 132 km de cabos terrestres ao longo da BR-174. O projeto espera beneficiar cerca de 460 mil moradores, além de conectar escolas e unidades de saúde da região.
Leandro Guerra, CEO da EAF, destacou que a velocidade de conexão em Boa Vista pode aumentar até 13 vezes após a conclusão da Infovia 04, saltando dos atuais 300 Gbps para mais de 4 Tbps. “Após a implantação, a infraestrutura será transferida para a União, que assumirá sua gestão. Isso trará uma melhoria significativa na qualidade de vida em Roraima, impulsionando o desenvolvimento econômico e social por meio de uma conexão de dados de alta qualidade”, afirmou Guerra.
Primeira etapa
A EAF está conduzindo a implementação das infovias em duas fases. A primeira inclui as Infovias 02, 03 e 04. Inicialmente, a Infovia 04 estava prevista para ser a primeira a ser instalada, com início em agosto do ano passado, mas devido a condições climáticas adversas e ao processo de obtenção das autorizações, o cronograma foi ajustado.
A Infovia 02, que ligará 13 localidades de Tefé (AM) a Atalaia do Norte (AM), foi aprovada pelo Ibama no mês passado, mas seu lançamento foi adiado para dezembro de 2024, devido à seca na região. Já a Infovia 03, que conecta Belém (PA) a Macapá (AP), foi concluída em março deste ano e deve entrar em operação no segundo semestre. As Infovias 00 e 01, que abrangem Macapá (AP) a Manaus (AM), também já foram implementadas em parceria com o Ministério das Comunicações (MCom), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e a EAD/Seja Digital.