JUSTIÇA

Júri condena autor de duplo homicídio a 28 anos de prisão

Walter Fernandes Jales Filho, de 44 anos, e Erivelto Sousa Santos, de 47 anos, foram mortos a tiros em dezembro de 2021

Sede do Fórum Criminal Ministro Evandro Lins e Silva (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Sede do Fórum Criminal Ministro Evandro Lins e Silva (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Nilson Anderson Baía, de 34 anos, foi condenado nesta quinta-feira, 16, a 28 de prisão pelo homicídio de Walter Fernandes Jales Filho, de 44 anos, e Erivelto Sousa Santos, de 47 anos. A sentença foi proferida durante Júri Popular ocorrido na tarde desta quinta-feira, 16.

O duplo homicídio ocorreu no dia 19 de dezembro de 2021, na Rua Nazaré Filgueiras, no bairro Nova Canãa, em frente a uma distribuidora de bebidas.

Pela morte de Erivelto, Nilson foi condenado a 10 anos e 11 meses. Já pela morte de Walter, a sentença foi de 15 anos e 1 mês. Além do duplo homicídio, ele também responde por porte ilegal de arma de fogo e foi condenado a 2 anos e 30 dias de multa. O cumprimento da pena será em regime fechado.

Nilson já está preso preventivamente na Penitenciária Agrícola do Monte Cristo (PAMC) há dois anos, quatro meses e 20 dias. Ele foi preso dias depois do crime pela Polícia Civil de Roraima.

Um familiar de Erivelton disse que “a gente sabe que foi feita a justiça, mas foi uma sentença que favoreceu muito o réu. Duplo homicídio, motivo futil é injustificável ele pegar 15 anos pela morte dos dois. Esse foi um crime que chocou as duas famílias e a sociedade roraimense”, disse.

O homem disse, ainda, que os pais de Erivelton passaram mal durante o júri. “Hoje foi um dia muito difícil. Os pais dele passaram mal. Por um lado, saímos com o sentimento de que acabou e por outro, que a sentença foi pouca”, finalizou.

O CRIME – De acordo com as investigações, as duas vítimas, estavam na distribuidora ingerindo bebida alcóolica e quando saíram do local, o carro deles foi abalroado pelo veículo que estava sendo conduzido pelo acusado. As investigações apontam ainda que houve uma discussão entre eles, ocasião em que Nilson, foi até seu carro, apossou-se de uma arma de fogo calibre 7.65mm e atirou contra os dois homens, que caíram no chão. Para assegurar o efeito morte das vítimas, o investigado se aproximou e disparou um tiro na cabeça de cada uma delas. Logo após o crime, ele fugiu do local.