“As próximas três semanas são as mais intensas no que se refere ao número de casos confirmados em Roraima”. Essa informação foi dada pelo secretário Francisco Monteiro, em entrevista ao Quem é Quem desta quarta-feira, 29.
Ainda de acordo com Monteiro, o isolamento social ainda é uma das medidas mais eficazes para contornar essa situação.
“As medidas de isolamento são fundamentais para conter que esse vírus se propague e aumente o numero de casos, hoje temos 452 casos confirmados. A gente investe cada vez mais nas testagens rápidas para que tenhamos o tratamento mais rápido. 120 exames diários pelo Lacen estão sendo feitos. A meta é chegar a 150 exames diários”, explicou.
Sobre as internações relacionadas ao covid-19, o secretário afirmou que ficam a critério do médico que faz o atendimento.
“A iniciativa de fazer a testagem, muitas vezes é decorrente de curiosidade, 90% das pessoas que estão contaminadas são assintomáticas. Quem tiver suspeita e não conseguir fazer o teste ela deve se isolar, e manter a quarentena. A pessoa que se dirige ao hospital e que há a necessidade de internação o médico irá solicitar e cumprir o protocolo. A decisão é do médico que está ali fazendo o exame”, afirmou.
Ainda durante o Programa, o deputado estadual Neto Loureiro, falou sobre as medidas da Comissão de Saúde Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Roraima.
“O isolamento social é muito importante, pois se continuarmos com essa evolução no número de casos iremos colapsar o sistema de saúde público. Com o isolamento diminui também o índice de acidentes de trânsito e outras ocorrências que acabam chegando aos hospitais. Estamos fiscalizando, cobrando, fizemos algumas indicações”, informou.
“Fizemos a proposta para que a merenda escolar fosse distribuída para as famílias carentes, tendo em vista a situação econômica do estado. Além disso, fizemos indicação para redução no ICMS”, contou.
Sintonize na frequência 100.3 ou acompanhe a programação da Rádio Folha FM no Facebook ou pelo aplicativo Folha BV Play.