Economia & política

Mais de 12 mil imigrantes foram interiorizados de Roraima

De janeiro a julho deste ano, a Operação Acolhida contabilizou que 12.646 imigrantes venezuelanos foram deslocados para outros estados do Brasil

A Operação Acolhida, por meio do Centro de Coordenação de Interiorização (CCI), apresentou nesta segunda-feira, 24, dados atualizados sobre o processo de interiorização em Roraima. Este ano, de janeiro a julho, 12.646 imigrantes foram interiorizados de Roraima para outros estados do Brasil.

O número já é mais da metade das 22.228 interiorizações que ocorreram em 2019.

Segundo registro do CCI, o mês mais intenso foi fevereiro, quando 3.110 imigrantes foram interiorizados. Em contrapartida, abril teve o menor registro de interiorizações, registrando 1.004. 

O Estado que mais recebe imigrantes é São Paulo. Atualmente, já foram cerca de 6.670 interiorizações para a localidade. Em seguida vem o Paraná (5.738), Rio Grande do Sul (5.157) e Santa Catarina (4.944). 

Segundo o chefe do CCI, coronel Emílio Brandão, as interiorizações ocorrem em três modalidades: quando o imigrante está abrigado em Boa Vista e é encaminhado à outro abrigo do Brasil, por reunificação familiar/social, quando ele encontra familiares e/ou amigos que já estão morando no Brasil, ou sozinho, por vaga de emprego.

CURSOS – Para esta última modalidade, a Operação Acolhida conta com a atuação da Adra Brasil. A instituição oferece cursos a imigrantes com o objetivo de inserir o público no mercado de trabalho brasileiro. Ao todo, já foram mais de 40 alunos inseridos no mercado. Atualmente, a Adra atende cerca de 120 alunos nos mais diversos cursos: Logística, Informática, Libras do Português, Assistente Administrativo, Marketing Digital e outros.

A coordenadora da Adra, Natassia Azevedo, explicou que o projeto funciona em parceria com as entidades Visão e OIM, que disponibilizam os cursos, e a Acolhida, que fez a doação de todas os computadores utilizados pelos alunos. Neste período de pandemia, as aulas acontecem on-line, na sede da instituição, no bairro Tancredo Neves.

Em setembro, outros três cursos serão ofertados pela Adra: Panificação, Marcenaria e Construção Civil. “Como o objetivo é a inserção no mercado, ofertamos cursos que são mais procurados pelas empresas”, falou.