POLÍTICA INTERNACIONAL

Massa e Milei disputarão segundo turno das eleições presidenciais na Argentina

Candidato governista tem 36,64% contra 30,01% do radical de direita, segundo o Diretório Nacional Eleitoral.

Conforme dados da Direção Nacional Eleitoral, com 95,54% das urnas contabilizadas até às 23h - Foto: Reprodução/Internet
Conforme dados da Direção Nacional Eleitoral, com 95,54% das urnas contabilizadas até às 23h - Foto: Reprodução/Internet

O cenário político argentino foi definido neste domingo (22): Sergio Massa, ministro da Economia e candidato peronista da coalizão Unión por la Patria, enfrentará Javier Milei, deputado libertário do La Libertad Avanza, no segundo turno das eleições presidenciais do país.

Conforme dados da Direção Nacional Eleitoral, com 95,54% das urnas contabilizadas até às 23h, Massa liderava com 36,58% dos votos, enquanto Milei alcançava 30,04%.

Os resultados parciais apontaram ainda Patricia Bullrich (Juntos por el Cambio) com 23,85%, seguida de Juan Schiaretti (Hacemos por Nuestro País) com 6,82%, e Myriam Bregman (Frente de Izquierda) com 2,69%.

Dos aproximadamente 35,8 milhões de argentinos habilitados a votar, incluindo 449 mil residentes no exterior, 77,65% compareceram às urnas, cumprindo o dever cívico, uma vez que o voto é obrigatório no país. Para uma vitória em primeiro turno, o candidato precisaria ter ao menos 45% dos votos válidos ou obter 40% com uma margem de 10 pontos percentuais sobre o segundo colocado.

A decisão final ocorrerá em 19 de novembro, quando Massa e Milei se enfrentarão. Neste segundo turno, será eleito aquele que obtiver a maioria dos votos, definindo o sucessor do atual presidente, Alberto Fernández.