SESAU ALERTA

Menos de 4% das crianças e adolescentes foram vacinadas contra a dengue em Roraima

Os municípios com melhor desempenho até o momento são Mucajaí, com 15,30%; Normandia, com 9,96%; e Iracema, com 5,26%

Vacinação ainda é a forma mais eficaz de combate à doença (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Vacinação ainda é a forma mais eficaz de combate à doença (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Desde o final de fevereiro, a vacinação contra a dengue em Roraima teve início em 10 dos 15 municípios do estado. No entanto, os números de doses administradas estão significativamente abaixo das metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. As doses foram aplicadas em menos de 4% das crianças e adolescentes.

Segundo a Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde da SESAU, apenas 2.167 das 20.670 doses recebidas e distribuídas para as prefeituras foram aplicadas até 25 de março, representando apenas 3,72% do público-alvo, composto por crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

A responsabilidade pela execução da estratégia de imunização e pela aplicação das doses recai sobre as prefeituras. Boa Vista, a capital, por exemplo, aplicou apenas 4,27% das doses previstas, alcançando 1.464 pessoas do grupo alvo, de um total de 34.279.

Os municípios com melhor desempenho até o momento são Mucajaí, com 15,30%; Normandia, com 9,96%; e Iracema, com 5,26%. Por outro lado, Uiramutã, Cantá e Amajari estão entre os que registraram os menores índices de vacinação.

O diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica do Estado, José Vieira Filho, ressaltou a importância de ações das equipes de Saúde da Família para aumentar a adesão à vacinação. Ele também destacou a necessidade de otimizar o uso das doses, considerando que o lote atual tem prazo de validade até 30 de abril.

DOSES APLICADAS DE VACINAÇÃO CONTRA DENGUE POR MUNICÍPIO