NOVA MATRIZ ECONÔMICA

Ministério de Minas e Energia dá aval para exploração de petróleo em Roraima

A autorização deve sair em no máximo 30 dias, e após isso, o próximo passo é esperar o leilão de concessão de áreas para exploração de petróleo

Rio Tacutu, localizado no município de Bonfim (Foto: Divulgação)
Rio Tacutu, localizado no município de Bonfim (Foto: Divulgação)

Roraima está autorizada a iniciar os processos de exploração de petróleo na Bacia Sedimentar do Tacutu, que fica localizada entre o município de Bonfim e o Distrito de Rupununi, na República Cooperativa da Guiana.

No ano passado, o Ministério de Minas e Energia (MME) concordou em realizar pesquisas para explorar petróleo e licitar dois blocos da bacia sedimentar do rio Tacutu.

A informação foi repassada durante uma reunião entre o secretário Executivo do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, João Paulo Capobianco, e do secretário Executivo do Ministério de Minas e Energia, Arthur Cerqueira Valério, o deputado federal Gabriel Mota (Republicanos/RR).

Membros da reunião (Foto: Divulgação)

As documentações de autorização devem sair em no máximo 30 dias, e após isso, o próximo passo é esperar o leilão de concessão de áreas para exploração de petróleo na localidade, permitindo criar uma nova matriz econômica e energética para o nosso estado.

Para tratar sobre o tema na Câmara dos Deputados, Gabriel Mota apresentará nesta quarta-feira, 15, na Comissão de Minas e Energia, um requerimento solicitando a realização de audiência pública que contará com a presença de ambos os secretários Executivos, além do diretor-Geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), de representante da Petrobras, do presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, do prefeito Municipal de Boa Vista, do presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (FEMARH/RR), do reitor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), além de outros convidados. A reunião deve ser realizada no próximo dia 21 de maio.

Deputado federal, Gabriel Mota, durante reunião com secretário Executivo do Ministério de Minas e Energia, Arthur Cerqueira Valério (Foto: Divulgação)