Um morador de Caracaraí procurou a Folha de Boa Vista para denunciar o atraso na entrega de carteiras de identidade pelo posto de atendimento do Instituto de Identificação do município. O denunciante alega que a demora já se estende por dois meses, impactando diretamente a população que necessita dos documentos para realizar viagens durante o período de fim de ano.
Segundo o informante, a causa do atraso estaria relacionada a uma suposta falta de material para a confecção das carteiras e que o suprimento disponível seria destinado exclusivamente às impressões realizadas em Boa Vista.
Moradores dos municípios de Iracema e Rorainópolis também relataram estar enfrentando a mesma situação.
O que as autoridades dizem?
Em nota, a Polícia Civil de Roraima, por meio do Instituto de Identificação Odílio Cruz, disse ser improcedente a denúncia de que os Postos de Atendimento estariam sem funcionar nos municípios por falta de material para confecção das carteiras de identidade.
“Devido à grande demanda relativa aos meses de final de ano, há uma elevada procura pelo RG (Registro Geral), em decorrência das férias escolares e festas.
A PCRR esclarece ainda que o Instituto de Identificação tem cumprido os prazos dentro de um cronograma de atividades. Contudo, com a urgência em solicitar o RG, o cidadão deixa para solicitar o documento de última hora, não se adequando aos prazos estabelecidos. Para isso, as solicitações emergenciais devem ser comunicadas aos servidores no momento do atendimento e o cidadão será informado no local sobre o prazo para recebimento, evitando assim transtornos desnecessários.
Cabe ainda ressaltar que atualmente o IIOC tem 14 postos de atendimentos, sendo dois na capital e 12 unidades nos municípios do Estado. Dentro do planejamento estratégico da PCRR busca-se ainda instalar postos nos dois municípios restantes, que são Cantá e Uiramutã”