MEIO AMBIENTE

Moradores do Paraviana fazem abaixo assinado contra instalação de Ecoponto

Instalação de ecoponto enfrenta oposição dos moradores devido a preocupações com limpeza e acúmulo de resíduos.

Boa Vista terá em breve os três primeiros ecopontos para dar a destinação correta de materiais inservíveis. Foto: Semuc/PMBV
Boa Vista terá em breve os três primeiros ecopontos para dar a destinação correta de materiais inservíveis. Foto: Semuc/PMBV

Os moradores do bairro Paraviana estão organizando um abaixo assinado contra a instalação de um ecoponto no bairro, em meio à execução do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) pela Prefeitura de Boa Vista.

De acordo com os moradores, a exemplo de outras localidades, a iniciativa geraria desorganização, sujeira e insegurança.

A principal preocupação dos residentes é o potencial acúmulo de resíduos e a deterioração da limpeza na área residencial. “O projeto é bom, acompanha as novas práticas ambientais, mas acredito que os erros cometidos em outros projetos devem ser levados em consideração. Muitos estados que implantaram esse projeto em área residencial acabaram criando muitos problemas para a comunidade. Sou contra instalação dessa modalidade dentro de área urbana”, aponta um dos moradores do bairro.

O debate se intensificou com outro residente reiterando o argumento de que ecopontos são válidos, mas questionou a propriedade da localização escolhida. “Eu entendo que ninguém é contra o projeto, mas o ideal é que seja em um local que não fique dentro do bairro, pois o Paraviana é um bairro residencial.”

ABAIXO ASSINADO

Um vídeo feito por uma das moradoras e que circula nos grupos do Paraviana e Caçari, exibe a área proposta para o ecoponto, sugerindo outros usos potenciais para o espaço.

“Eles querem colocar uma lixeira em uma área que dava pra fazer tantas coisas (…) É um tal de ecoponto, que na verdade ele só trocou o ponto, porque é uma lixeira. (…) Segundo eles não é lixo. Essa área vai ficar muito visada (…) Não tem necessidade”, ela desabafou.

Reprodução/Redes Sociais

A moradora acrescenta que, em relação ao abaixo-assinado, deveria ser feita uma consulta com os moradores antes da instalação do Ecoponto. “Não era pra eu estar fazendo esse abaixo-assinado, era para o prefeito fazer isso, para saber se os moradores estão de acordo ou não”, finalizou.

ECOPONTOS

A Prefeitura de Boa Vista detalha que a função do ecoponto é servir como um ponto de descarte para itens como móveis antigos, eletrodomésticos descontinuados e resíduos recicláveis. A intenção é evitar o descarte irregular e incentivar o processamento e transformação desses materiais, encaminhando-os para Associações de Catadores e empresas licenciadas.

OUTRO LADO

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente informou por meio de nota, que a implantação dos Ecopontos em Boa Vista faz parte das ações do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), e durante a elaboração desse plano, em que consta a construção de Ecopontos, foram feitas diversas consultas públicas com a população, Ministério Público e Conselhos Municipais.

Os Ecopontos são espaços de entrega voluntária de itens que não são mais utilizados pela população, mas que podem ter um destino de reaproveitamento, transformação e geração de renda. Muitos resíduos são passíveis de processamento e transformação, e ao invés de serem jogados de forma irregular em via pública, gerando sérios problemas ambientais, devem ser destinados aos ecopontos, e de lá serão encaminhados para as Associações de Catadores e empresas licenciadas.

É importante citar que terá um limite diário para o descarte de materiais nestes locais: 1m³ de material por pessoa, o que equivale a cerca de 25% do volume de uma caçamba ou a uma caixa d’água de mil litros. O ecoponto será um estabelecimento fechado com controle rigoroso de acesso, onde terá uma empresa fazendo o gerenciamento dos resíduos. Os rejeitos e resíduos orgânicos domiciliares NÃO poderão ser destinados ao Ecopontos.

Os materiais que chegarem terão uma rotatividade diária e uma destinação adequada para as empresas licenciadas que processam cada tipo de material. A empresa responsável por gerenciar o ecoponto estabelecerá a destinação adequada e o resíduo deve ser retirado sempre ao final de cada dia do espaço. Os ecopontos terão ainda uma finalidade educativa. A intenção é que sejam utilizados pelas instituições educacionais para que as pessoas, as crianças e os estudantes entendam o processo de coleta seletiva. Quais são os benefícios, o que economicamente traz de positivo para o município ou para o segmento.