
Moradores do bairro Senador Hélio Campos procuraram a Folha BV para denunciar alagamentos e dificuldades na região que fica próximo às ruas S-30 e S-31. Segundo o denunciante, o local faz parte de uma área de preservação ambiental, que foi ocupada de forma irregular.
O morador, que prefere não ser identificado, disse que essas ocupações causaram problemas no escoamento da água devido ao acúmulo de lixo que seria deixado por esses moradores, o que acaba causando os alagamentos.
“Ficamos com os carros ilhados e com dificuldades de sair de casa, tendo que infelizmente passar por dentro da água suja. Alguns moradores, crianças e adultos, já ficaram doentes por conta da exposição a essa situação. Temos uma vizinha de 97 anos que vive com a filha de mais de 60 anos e vivem essa situação há muitos anos e só vem piorando a cada inverno”, disse.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ele afirma ainda que a coleta de lixo também fica comprometida, porque o caminhão não consegue entrar nas ruas durante esse período chuvoso.
Em resposta, a Prefeitura Municipal de Boa Vista respondeu com a nota:
“A Secretaria Municipal de Serviços Públicos esclarece que parte do bairro Senador Hélio Campos possui construções em áreas de chácaras e lagoas, que são áreas de preservação, o que pode dificultar uma solução por parte do poder público. Muitas vezes, há limites legais que impedem qualquer intervenção, justamente por se tratar de uma APP.
O Senador Hélio Campos já está recebendo o mutirão de limpeza, e as equipes irão verificar o trecho citado. É importante reforçar que a limpeza geral dos bairros, feita pela equipe da prefeitura, ocorre ao longo do ano todo, por meio de um cronograma, e são recolhidos apenas os entulhos gerados pelo roço e capina das equipes de limpeza de cada bairro.
Informa ainda que a coleta de lixo domiciliar segue normal em toda a cidade. Desde 2013, a Prefeitura de Boa Vista conta com um cronograma de coleta domiciliar, disponível no site da prefeitura (https://boavista.rr.gov.br/calendario-de-coleta-de-lixo), que informa os dias da semana e o horário que o caminhão do lixo vai passar em cada bairro. Isso ajuda a população a se organizar para manter a casa limpa e também a evitar lixo pela cidade.”