LITERATURA INFANTIL

Morre Ziraldo, criador do 'Menino Maluquinho' e grande nome da literatura brasileira

Relembre a trajetória do autor

Ziraldo Alves Pinto, o renomado cartunista e escritor brasileiro, faleceu aos 91 anos neste sábado (Foto: Divulgação)
Ziraldo Alves Pinto, o renomado cartunista e escritor brasileiro, faleceu aos 91 anos neste sábado (Foto: Divulgação)

Ziraldo Alves Pinto, o renomado cartunista e escritor brasileiro, faleceu aos 91 anos vítima de falência de múltiplos órgãos. Sua partida deixa um vazio não apenas na literatura, mas também no coração de gerações de leitores que cresceram encantados com suas obras.

Trajetória
Nascido em 1932, Ziraldo deixou um legado indelével no panorama cultural brasileiro. Em 1960, ele fez história ao lançar a primeira revista em quadrinhos nacional feita por um único autor, “Turma do Pererê”. Este marco não apenas inaugurou uma nova era nos quadrinhos brasileiros, mas também foi a primeira história em quadrinhos a cores totalmente produzida no país.
Sua genialidade foi reconhecida internacionalmente quando, no mesmo ano, recebeu o “Nobel” Internacional de Humor no 32º Salão Internacional de Caricaturas de Bruxelas, bem como o prestigioso prêmio Merghantealler, principal honraria da imprensa livre na América Latina.
No entanto, foi em 1980 que Ziraldo alcançou o ápice de seu sucesso editorial com o lançamento do livro “O Menino Maluquinho”. Esta obra-prima logo se tornou um clássico da literatura infantojuvenil brasileira, cativando leitores de todas as idades com as aventuras do adorável e travesso Menino Maluquinho.

Cinema e Tv
O impacto de sua criação não se limitou apenas às páginas dos livros. “O Menino Maluquinho” foi adaptado tanto para a televisão quanto para o cinema, alcançando ainda mais pessoas através dessas mídias. Na televisão, a obra foi adaptada em 2006 pela TV Brasil, sob o título “Um Menino Muito Maluquinho”, dirigida por Anna Muylaert e Cao Hamburger. No cinema, a história foi levada às telas três vezes, com destaque para os filmes “Menino Maluquinho – O Filme” (1995) e “Menino Maluquinho 2 – A Aventura” (1998), dirigidos por Fernando Meirelles.