Senadores de Roraima são convidados por indígenas para reunião sobre marco temporal

Perspectiva é que o evento aconteça nesta quinta-feira, 01, na Terra Indígena São Marcos

Manifestação contra Marco Temporal (Foto: Reprodução)
Manifestação contra Marco Temporal (Foto: Reprodução)

O Movimento Indígena de Roraima, autores do protesto de paralisação pacífica na rodovia BR-174, convidou os três senadores do Estado, Chico Rodrigues (PSB), Hiran Gonçalves (Progressistas) e Mecias de Jesus (Republicanos), para participar de uma reunião para tratar sobre o marco temporal. A perspectiva é que o evento aconteça nesta quinta-feira, 01 de novembro, às 10h, na Comunidade Indígena Sabiá, Terra Indígena São Marcos.

O convite foi enviado no fim da tarde desta quarta-feira, 30. Em trecho do documento endereçado aos senadores, o Movimento reforça que no encontro estarão presentes todas as lideranças indígenas do Estado para um “diálogo respeitoso e transparente”.

O documento ressalta ainda a presença do senador Hiran Gonçalves, autor da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 48/2023, que trata sobre o marco temporal. A proposta de autoria do senador Hiran Gonçalves, altera o §1º do Art. 231 da Constituição Federal para definir marco temporal de demarcação das terras tradicionalmente ocupadas pelos povos indígenas. 

O Movimento afirma que, desta forma, será possível ouvir o parlamentar sobre a sua proposta legislativa “que tanto impacta nossos territórios e nosso povo”. Eles frisam ainda que querem ouvir e querem que sua “voz seja ouvida”.

Assinam o documento tuxauas, professores, mulheres, jovens, crianças, coordenadores regionais, conselheiros, operadores de direito, agentes de saúde, agentes de proteção territorial e ambiental indígenas e demais lideranças dos povos wapichana, macuxi, taurepang, wai wai, sapará e yekuana, das etnorregiões Serras, Surumu, São Marcos, Baixo Cotingo, Raposa, Amajari, Murupu, Serra da Lua, Wai Wai, Tabaio e Alto Cauamé.

À FolhaBV, o senador Chico Rodrigues informou que ainda não foi comunicado oficialmente do convite, mas que não estará em Roraima no dia do evento. Ainda assim, reforçou que considera a convocação legítima.

“Por questões do exercício de 3º Secretário da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, tenho compromissos que preciso atender em Brasília. Com relação ao convite, acho que é um convite legítimo. As comunidades estão defendendo seus interesses, portanto, essa convocação dos senadores de Roraima é legítima para discutir um tema que é importante para o Estado”, informou Chico Rodrigues.

A FolhaBV entrou em contato com os senadores Hiran Gonçalves e Mecias de Jesus sobre o tema, para saber se os parlamentares vão comparecer ao evento, e ainda aguarda retorno.