A deputada estadual Lenir Rodrigues (PPS) concedeu entrevista nesta quinta-feira, 26, ao programa Quem é Quem da Rádio Folha FM 100.3
Na ocasião, Lenir fez um balanço das atividades parlamentares desenvolvidas em 2019.
Além disso, a deputada que é procuradora especial da mulher falou das ações voltadas ao combate ao tráfico humano e o trabalho que desenvolve no combate à violência contra mulher.
De acordo com a parlamentar o maior número de atendimentos no Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame) é relacionado á violência psicológica, cometida na maioria das vezes pelos companheiros das vítimas.
“Hoje as mulheres estão mais encorajadas para fazer uma denúncia. Antes elas consideravam violência doméstica somente a violência física. Hoje, no Chame nós atendemos a violência psicológica, moral, patrimonial, sexual”.
“As várias campanhas realizadas pelo Chame são responsáveis pela conscientização da violência contra a mulher. Com as palestras, o público feminino está mais atento para o que vem acontecendo na sua relação” , disse a Lenir.
A parlamentar destacou que o tráfico humano é uma realidade em nosso estado, e que geralmente esse tipo de crime começa pela vulnerabilidade da pessoa.
Este ano o Núcleo de Atendimento às Vítimas de Tráfico de Pessoas atendeu até final de outubro, 12 mulheres que foram vítimas desse crime em Roraima.
Sobre o grande número de jovens envolvidos na criminalidade, Lenir Rodrigues destacou a importância do apoio familiar e de políticas públicas.
“O esporte e cultura são ferramentas para envolver os jovens e mudar a vida deles, auxiliando no processo de educação e formação da cidadania”, pontuou.
Sintonize na frequência 100.3 ou acompanhe a programação da Rádio Folha FM no Facebook ou pelo aplicativo Folha BV Play.