HABITAÇÃO

Novas regras podem facilitar compra da casa própria, afirma especialista

Aumento no teto do Minha Casa, Minha Vida também promete gerar empregos e aquecer a economia nacional

Novas regras podem facilitar compra da casa própria, afirma especialista

O sonho da casa própria pode virar realidade com mais facilidade nas próximas semanas. Está em aprovação no Conselho Curador do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) da Caixa Econômica Federal, o aumento e unificação do teto do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), do Governo Federal.


A especialista em financiamentos habitacionais, Ingra Dourado, explica que, atualmente, o teto é calculado pelo recorte populacional da região. Ela aponta que o valor atual limita as possibilidades das famílias na aquisição ou construção do imóvel.


“Aqui em Boa Vista, o teto para financiamento de imóveis pelo Minha Casa, Minha Vida é de R$ 208 mil. Esse valor, para boa parte das famílias, não é suficiente para comprar ou construir a casa dos sonhos. Isso faz com que os proponentes acabem pagando taxas mais elevadas em outras modalidades de finaciamento”, explica Ingra.


Se aprovada a mudança, o teto será unificado nacionalmente com o valor de R$ 350 mil. Segundo Ingra, o aumento vai englobar famílias que não se encaixavam no programa por conta do valor do imóvel.


“A gente sabe que o sonho da casa própria é algo muito grande na vida do brasileiro. É muito frequente que as famílias sejam contempladas pelo programa por conta da renda. Só que na hora de escolher o imóvel ou orçar a construção, o valor ultrapassa o teto e ficam sem opções se não construir um imóvel menor ou desistir do sonho. Com esse aumento, ficará mais fácil comprar ou construir o imóvel ideal e alcançar essa conquista tão importante e pessoal”, pontua a especialista.


Ingra aponta  otimismo em relação ao mercado, caso a mudança seja aprovada em breve. Ela explica que a mudança vai impactar não só o índice de aquisição de imóveis, mas a economia nacional de maneira geral.


“Mais pessoas realizando o sonho da casa própria significa mais geração de empregos na área da construção civil, arquitetura e engenharia. Fora o setor de material de construção, que será aquecido com essa mudança”, finalizou.


MINHA CASA, MINHA VIDA


Com o objetivo de combater o déficit habitacional do país e proporcionar a realização da compra da casa própria para famílias de baixa renda, o programa foi criado em 2009 pelo Governo Federal. A  O projeto oferece subsídio e taxa de juros abaixo do mercado para facilitar a aquisição de imóveis residenciais na cidade ou no campo até um determinado valor. Para serem atendidas pelo MCMV, as famílias devem preencher alguns requisitos sociais e de renda, além de não possuir um imóvel em seu nome.

Saiba mais sobre o programa no portal da Caixa Econômica Federal:

https://www.caixa.gov.br/voce/habitacao/minha-casa-minha-vida/Paginas/default.aspx