ALIMENTAÇÃO

Nutricionista dá dicas de como saborear as comidas típicas de São João

Com essas dicas, é possível curtir as festas juninas de forma equilibrada, saboreando os pratos típicos e mantendo uma alimentação saudável

O envio vale para propostas de sementes e materiais propagativos, como mudas, entre outros, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)(Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)
O envio vale para propostas de sementes e materiais propagativos, como mudas, entre outros, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)(Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)

As festas juninas trazem uma explosão de sabores e tradições culinárias, especialmente com pratos feitos a partir da colheita do homem do campo. Paloma Popov, professora de Nutrição do Centro Universitário de Brasília (CEUB) e mestre em Nutrição, destaca os benefícios nutricionais dos alimentos típicos dessa época e sugere complementos saudáveis que agregam sabor e geram saciedade.
Entre os alimentos mais consumidos nas festas juninas estão o milho cozido, a batata doce e o amendoim, que são ricos em carboidratos e fornecem bastante energia para o organismo. De acordo com a nutricionista, tanto o milho quanto a batata doce são fontes de fibras, ajudando no bom funcionamento intestinal. Já o amendoim é uma excelente fonte de lipídios, as chamadas gorduras boas. “No caso do amendoim, o ideal é consumir com moderação, evitando adições excessivas de açúcar. Os doces típicos derivados da oleaginosa, como pé de moleque e paçoca, são clássicos juninos, porém requerem atenção pelo alto nível de gordura”, explica Popov.


Caldos e legumes
Para aquecer o estômago nas noites frias de festa, os caldos de legumes e proteínas são sempre uma ótima pedida. O caldo verde e o caldo de feijão, por exemplo, são muito consumidos nessa época. Paloma destaca que, além de trazerem conforto no período mais frio do ano, eles oferecem uma fonte adicional de proteínas. “Os caldos são super versáteis e a inclusão de legumes e verduras contribui para enriquecer o valor nutricional das preparações, fornecendo vitaminas e minerais essenciais”, revela Popov.
Quanto à utilização de ingredientes como mandioca, abóbora e coco nas receitas, a docente do CEUB explica que a abóbora é rica em vitaminas, enquanto a mandioca fornece carboidratos naturais. Popov também destaca o coco, que pode ser utilizado em diversas preparações de doces, bolos e até pratos salgados, agregando sabor e nutrientes.


Substituições saudáveis
Para aproveitar a festa sem culpa e obter vantagens significativas para a saúde, a especialista sugere substituir frituras por opções assadas ou grelhadas: “Ao optar por pastéis assados no lugar de fritos, reduz-se a quantidade de gorduras e calorias consumidas”. Outra dica é sempre aliar legumes e verduras às opções escolhidas, garantindo um valor nutricional mais equilibrado


Doces
No caso dos doces, Paloma Popov ressalta que, embora muitas sobremesas típicas juninas sejam à base de açúcar, é possível desfrutar dessas delícias com moderação. “A combinação de frutas como acompanhamento, no fondue de chocolate meio amargo, proporciona uma mistura de sabores e nutrientes, como água, antioxidantes, vitaminas, minerais e fibras das frutas. São alternativas interessantes para complementar a alimentação e aproveitar os sabores do período festivo”, completa.