A Superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes em Roraima (DNIT-RR)iniciou nessa quinta-feira (13) a manutenção do trecho do asfalto sobre a ponte do rio Mucajaí que estava cedendo e preocupando os moradores do município. O trecho compreende o lado direito da pista e com isso, os moradores estão utilizando apenas o lado esquerdo para transitar sobre a ponte. A previsão é que a obra dure uma semana e está orçada em R$ 450 mil.
Imagens que circularam nas redes sociais, mostram a rachadura extensa no asfalto. Além disso, os moradores pedem para que as pessoas tenham atenção ao atravessar o local.
“Em razão do volume de água do rio, vamos estabilizar o talude (base que antecede a ponte) com rip-rap para que a erosão não aumente e venha a danificar a pista de rolamento. Após estabilizar o talude vamos preencher o espaço aberto, refazer a base e sub-base do ponto específico com brita graduada e finalizar com a massa asfáltica. Quando o nível do rio baixar vamos avaliar melhorar a estabilidade do talude com gabião”.
O superintendente informou ainda que não foi realizado contrato emergencial para a obra porque o DNIT tem contrato com uma empresa responsável pela manutenção daquele trecho.
Não é a primeira ponte na BR 174 que tem sua base danificada pela ação da erosão quando o volume d’água dos rios aumenta. “A maioria das pontes da BR-174 foram construídas na década de 1970 e não se realizou a proteção do talude com muro de concreto porque foram construídas no período de verão, quando o nível dos rios estão baixos. Com o passar dos anos o processo erosivo da base foi ocorrendo até chegar no ponto em que ocorre a ruptura de toda a estrutura”, finaliza Brasil.