Padre explica o significado de Nossa Senhora Aparecida para a fé dos brasileiros

Dia 12 é dia de Nossa Senhora de Aparecida (Foto: Divulgação)
Dia 12 é dia de Nossa Senhora de Aparecida (Foto: Divulgação)

O Padre Alex Nogueira compartilha a história e o impacto de Nossa Senhora Aparecida, um dos maiores símbolos da fé católica no Brasil. Segundo ele, no ano de 1717, três pescadores – João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia – fizeram uma descoberta que mudaria para sempre a espiritualidade do povo brasileiro.
“Esses pescadores estavam no Rio Paraíba do Sul, tentando pescar, mas sem sucesso. Foi então que encontraram nas redes o corpo de uma pequena imagem de Nossa Senhora da Conceição, e logo depois, a cabeça. Quando reuniram as partes, um milagre aconteceu: as redes se encheram de peixes”, relata Padre Alex. Esse episódio deu início a uma devoção que se espalharia por todo o país.
A imagem foi restaurada de forma simples pela esposa de Domingos, que colou a cabeça ao corpo com cera. “Essa imagem, que homenageava a Imaculada Conceição de Maria, logo passou a ser conhecida como ‘Aparecida’, devido à forma milagrosa como apareceu no rio”, explica.


Uma devoção que cresce
Padre Alex conta que, nos primeiros anos, a devoção a Nossa Senhora Aparecida começou de forma modesta, na casa de Domingos Garcia. “Todos os sábados, a família e os vizinhos se reuniam para rezar o terço e cantar a ladainha. Com o tempo, a devoção cresceu, e já no século 18, um oratório e depois uma igreja foram construídos para abrigar a imagem.”
A popularidade de Nossa Senhora Aparecida aumentava à medida que mais relatos de milagres surgiam. “O povo pedia a intercessão de Nossa Senhora, que se tornou um símbolo de esperança para os brasileiros”, afirma.


O significado de ser devoto
Perguntado sobre o que significa ser devoto de Nossa Senhora Aparecida, Padre Alex foi enfático: “Ser devoto é estar disposto a servir a Deus de todo o coração, por meio da intercessão de Maria. A devoção a Nossa Senhora não é só um ato religioso, mas uma forma de vida. É praticar a fé no cotidiano, seguindo o exemplo de virtude que Maria nos deixou”.
Segundo ele, essa devoção, quando vivida com autenticidade, inspira os fiéis a praticarem boas ações, tanto no campo humano quanto espiritual. “A devoção popular, bem orientada pela fé, leva as pessoas a servirem ao próximo e a buscarem uma vida de virtudes”, explica.


A devoção no Brasil
Padre Alex destaca que a devoção a Nossa Senhora Aparecida transcende barreiras geográficas e culturais. “Ela está presente em milhares de paróquias e comunidades em todo o Brasil, sendo parte integrante da identidade religiosa do nosso povo. Em cada canto do país, encontramos expressões de fé e homenagens à Padroeira do Brasil.”
Ele também lembra que todos os anos, no dia 12 de outubro, milhões de pessoas visitam o Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo, renovando sua fé e expressando gratidão. “Muitos peregrinos vão ao santuário agradecer pelas graças recebidas, fazer promessas ou simplesmente fortalecer sua fé”, diz.


Um chamado à reflexão
Para Padre Alex, o dia de Nossa Senhora Aparecida também é um convite à introspecção. “É uma oportunidade de refletir sobre os frutos que essa devoção traz para nossas vidas. Como estamos respondendo ao chamado de Deus? Estamos prontos para servir e amar nossos irmãos, inspirados pelo exemplo de Maria?”
Ele encerra a conversa com uma mensagem de esperança e fé. “Venerar Nossa Senhora é, antes de tudo, glorificar a Deus, que a escolheu para trazer Seu Filho ao mundo. Que Nossa Senhora Aparecida continue a interceder por todos os brasileiros e nos guie no caminho de Jesus Cristo. Viva a Rainha e Padroeira do Brasil!”

Padre Alex Nogueira é mestre em direito canônico e autor do livro “Orar faz muito bem!”, publicado pela Edições Loyola (Foto: Divulgação)