PARABÓLICA

Parabólica 03/07/2023

Exportação para Venezuela gera forte concorrência em Roraima

parabolica

Bom dia,

VENEZUELA

As comitivas de políticos que estiveram em Brasília, para brigar pelo espaço de Roraima no processo de exportação de produtos do Brasil para a Venezuela, deram o dia 23 de junho como prazo para solução dos embargos à mercadoria. Os dias passaram e, se houve uma resolução, não foi dada ampla divulgação, como feito durante os protestos por conta da negativa do país vizinho em seguir com a parceria comercial.

VERSÃO

O advogado Fábio Martins, presidente da Associação do Jockey Clube Roraimense esteve no programa Agenda da Semana, da Rádio Folha FM 100.3, para fazer um contraponto sobre uma entrevista da semana passada e que contestava o processo de alienação do terreno daquele clube. Dentre outras coisas ele negou a transferência da propriedade para um grupo privado. Confirmou ter feito uma parceria que resultará na permuta com outra propriedade de 55 ha localizada na região do Água Boa, cujo registro já foi feito no Cartório de Imóvel; bem como na implantação de toda a infraestrutura necessária ao funcionamento da associação.

INTERDIÇÃO

Fábio Martins fez referência à interdição do Jockey Clube para qualquer atividade esportiva por conta de operações das vigilâncias sanitárias do estado e do município; além de ações propostas pelo Ministério Público Estadual, com decisão já prolatada pela justiça. Essas ações já estariam segundo o advogado em fase de execução com determinação de que sejam retirados todos os animais ali criados, em função da localização urbana do clube.

LEGITIMIDADE

Ele também contestou a legitimidade das pessoas que levantam suspeitas em torno do processo de parceria feito entre a Associação do Jockey e uma empresa, para pagamento de indenização o que, conforme

SÓCIOS

O advogado Fábio Martins revelou que hoje os sócios do Jockey Clube são apenas os que compõem a diretoria e o conselho fiscal, que chegam aproximadamente a dez pessoas. Isto porque os demais, inclusive os fundadores, não pagaram as contribuições mensais já faz vários anos e por isso com fundamento no estatuto do clube foram excluídos do quadro societário.

ENDEREÇO

Martins confessou que faz muitos anos o Jockey Clube funciona administrativamente em seu escritório e que sempre atende quem o procura. Nesse sentido, o advogado negou que uma ação judicial que tramita na Primeira Instância da Justiça estadual não tenha andamento processual por falta de sua citação, sob a alegação de que o mesmo não é encontrado para tal.

POPULARES

Durante a entrevista alguns populares mandaram mensagens para o programa pedindo uma decisão mais célere em torno da questão e reclamando da situação de animais – não apenas cavalos, soltos na rua e que causam até acidentes -, além de lixo, mal cheiro e moscas que prejudicam os moradores do bairro. Um ouvinte disse que é uma luta antiga dos moradores a retirada da estrutura daquela região urbana.

DEFENSORES

Da mesma forma, por ocasião da entrevista com as representantes do grupo de usuários das instalações do Jockey Clube para criação de cavalos e outras práticas esportivas muitas manifestações de apoio foram feitas por ouvintes do Agenda da Semana da Rádio Folha FM 100.3. O que parece indicar que as opiniões estão divididas.

IMÓVEIS 1

O secretário adjunto da Secretaria Estadual de Administração, Leocádio Vasconcelos, esteve ontem no programa Agenda da Semana, da Rádio Folha 100.3, explicando como funciona a política de alienação de imóveis iniciada pelo governo do estado, com vistas a regularizar a situação do patrimônio público de Roraima. Entre outras coisas, ele esclareceu que a venda de imóveis por meio de leilões começou apenas recentemente.

IMÓVEIS 2

Conforme Leocádio, todas as ações de afetação ou alienação de imóveis estão feitas seguindo a Lei de Regularização Imobiliária, aprovada pela Assembleia Legislativa, e o recurso apurado com os leilões será investido prioritariamente em ações de educação e saúde, com ampla divulgação. Segundo ele, ainda não houve nenhuma iniciativa neste sentido já que o processo está ainda muito no início e apenas um imóvel foi leiloado.

IMÓVEIS 3

Leocádio Vasconcelos informou que as áreas colocadas para comercialização até o momento estão todas em estado de abandono e sem uso, e que a destinação é uma forma de ajustar essa situação que gera dores de cabeça e custos para a máquina pública. O gestor disse que a população pode acompanhar todo o processo que será tratado com a transparência necessária e garantiu que tudo está sendo feito com lisura. Em tempo: toda a alienação de imóvel do estado é feita com autorização específica da Assembleia Legislativa do Estado (ALE) após prévia avalição realizada por técnicos da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf).

FEIRA DO PRODUTOR

Leocádio aproveitou a oportunidade para fazer um anúncio alvissareiro para a população de Roraima. De acordo com ele, na semana passada, o governador Antonio Denarium (PP) lhe incumbiu de buscar uma resolução para a questão da regularização da área onde fica a Feira do Produtor, além de externar a intenção de ampliação e realização de um projeto efetivo de revitalização daquele comércio tradicional.

EMENDAS 1

O ex-senador Telmário Mota foi outro dos entrevistados do programa Agenda da Semana de ontem, e esclareceu alguns obstáculos, conforme ele, para a execução de obras financiadas por suas emendas parlamentares, sobretudo na região de terras indígenas. Ele mencionou iniciativas como a construção da orla do Contão, plantação de maniva e pavimentação da comunidade de Três Corações, no município de Amajari.

EMENDAS 2

Telmário Mota disse que algumas burocracias de órgãos públicos e associações acabam atrasando o desenvolvimento de comunidades indígenas e resultam em verbas perdidas para Roraima, a grande maioria com valor social imensurável, a exemplo da ponte na região do Passarão, uma antiga queixa da população que precisa ou trafegar por ali ou ainda escoar sua produção.

VEREANÇA

O ex-senador, que atualmente está sem partido, deixou no ar a possibilidade de disputar o cargo de vereador por Boa Vista nas eleições do ano que vem. Esse foi, inclusive, o primeiro cargo político de Telmário Mota e o que o fez ganhar expressão em todo estado. De acordo com a entrevista, uma opção partidária pela qual ele demonstrou ter simpatia é o PV, que tem como presidente regional Rudson Leite.