Uma pesquisa recente realizada com 126 mil pessoas em todo o Brasil revelou que a maioria dos brasileiros planeja destinar entre R$ 201 e R$ 500 para compras na Black Friday, que ocorrerá em 29 de novembro deste ano. O levantamento, realizado entre os dias 19 de agosto e 6 de setembro de 2024 nos caixas eletrônicos do Banco24Horas, aponta também que a data comercial segue como um evento amplamente aguardado por consumidores de diversas faixas de renda e regiões do país.
Os dados mostram uma variação significativa nos valores que os brasileiros pretendem investir em suas compras. Segundo a pesquisa, 17% dos entrevistados afirmaram que devem gastar até R$ 50, enquanto 9,8% planejam desembolsar entre R$ 51 e R$ 100. Para a faixa de R$ 101 a R$ 200, a intenção de gasto foi apontada por 9,4% dos participantes. Já o grupo que pretende gastar de R$ 201 a R$ 500 representa a maior parcela, com 23,6% das respostas. Outros 18,5% indicaram planos de gastar entre R$ 501 e R$ 1.000, enquanto 21% dos consumidores planejam desembolsar valores acima de R$ 1.000.
Alimentação e eletrônicos lideram as intenções de compra
No que diz respeito aos produtos mais desejados, o levantamento revelou uma preferência clara dos brasileiros por itens de alimentação e eletrônicos, mencionados por 18,2% e 18,1% dos entrevistados, respectivamente. Outros setores também receberam destaque, como artigos para casa (15,3%), vestuário (7,4%), produtos de higiene e beleza (7,2%), bebidas (2,8%) e pacotes de viagem (2,5%).
Para Tiago Aguiar, superintendente executivo de produtos, novos negócios e marketing da TecBan, a pesquisa mostra o potencial de atração que a Black Friday exerce sobre o público brasileiro. “A pesquisa mostra que, independentemente da região e dos produtos e serviços escolhidos, os consumidores estão atentos à data, que, para além dos descontos atrativos em comparação a outros períodos do calendário, ainda surpreende com ofertas relâmpago que cabem em diversos bolsos”, comentou Aguiar.
Consumidores de todas as faixas de renda
A pesquisa revela ainda que a Black Friday é um evento que atrai consumidores de todas as faixas de renda. Com produtos de variados preços e descontos progressivos, a data permite que brasileiros de diferentes realidades financeiras aproveitem as ofertas de fim de ano, reforçando a data como um dos principais momentos de consumo do ano.
Com menos de um mês até a Black Friday, o mercado brasileiro já se prepara para atender a essas demandas diversificadas, buscando oferecer ofertas que se adequem às necessidades e preferências dos consumidores em todo o país.