Moradores da Vila de Entre Rios, localizada no município de Caroebe, denunciam a falta de saneamento básico que tem prejudicado os residentes há mais de um mês, principalmente na avenida Miguel Gomes de Sá, onde há um esgoto aberto que se estende por vários metros da via.
Sem resposta por parte da Companhia de Águas e Esgoto de Roraima (Caer) e da prefeitura de Caroebe, os moradores temem pela própria saúde. Em um dos vídeos enviados, é possível ver larvas na água do esgoto.
Durante alguns metros, o morador mostra e narra os pontos prejudicados pelo descaso. O esgoto se estende pela avenida, e por outras ruas, e chega a passar em frente a uma igreja, uma farmácia e até pelo Centro de Saúde Walter Gomes Portela.
“Uns dizem que a responsabilidade é da Caer, outros dizem que é da prefeitura. Porém, não queremos saber quem deve arrumar, queremos que arrumem. Estamos cobrando porque está prejudicando nossa saúde e os estabelecimentos comerciais”, contou uma moradora, que preferiu não se identificar.
OUTRO LADO – A reportagem entrou em contato com a Caer que se manifestou por meio da seguinte nota:
A Companhia de Águas e Esgotos de Roraima informa que a empresa não opera nenhum sistema de esgotamento sanitário na vila Entre Rios e nem no município de Caroebe.
Sendo os sistemas de esgotamento sanitário das cidades do interior, de responsabilidade dos órgãos municipais.
Entretanto, diante dos fatos informados, a companhia vai formalizar o ocorrido ao Ministério Público Estadual para que sejam adotadas as providências para coibir os crimes ambientais noticiados.