INTERNACIONAL

Primeiro avião da FAB com brasileiros resgatados em Israel chega a Brasília

As 211 pessoas foram resgatadas em meio a guerra no Oriente Médio; outros quatro aviões da FAB trarão cidadãos para repatriação.

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais

A primeira aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) com brasileiros resgatados da guerra em Israel aterrissou na Base Aérea de Brasília (BABR) nesta quarta-feira (11), às 4h08. Esta operação, batizada pelo governo federal de “Operação Voltando em Paz”, tem o objetivo de trazer de volta os cidadãos brasileiros que solicitaram repatriação devido ao conflito no Oriente Médio.

O Airbus KC-30, modelo A330-200, decolou de Tel Aviv às 14h12 (horário de Brasília) da terça-feira (10), completando cerca de 14 horas de voo. O avião trouxe 211 brasileiros, resgatados após o início da guerra na madrugada do último sábado (7), desencadeada pelo ataque do grupo extremista Hamas.

Uma vez resolvidas as questões alfandegárias, os repatriados cujo destino final é Brasília serão encaminhados à área doméstica do Aeroporto Internacional do Distrito Federal. Aqueles com destino ao Rio de Janeiro, por sua vez, serão transportados em duas aeronaves da FAB – um KC-390 Millennium e um C-99 – até a Base Aérea do Galeão.

Outras quatro aeronaves da FAB estão programadas para chegar ao Brasil, todas com cidadãos que solicitaram a repatriação. De acordo com um formulário digital fornecido pelo Itamaraty, 2.500 pessoas, em sua maioria turistas em Tel Aviv e Jerusalém, indicaram o desejo de deixar Israel através do resgate da FAB. Das solicitações, 25 brasileiros estariam localizados em Gaza. Com fronteiras fechadas, o governo brasileiro está em contato com a embaixada no Cairo, Egito, buscando a retirada desses indivíduos.

Interlocutores ressaltam que, devido ao controle da Faixa de Gaza pela Irmandade Muçulmana, o Itamaraty tenta estabelecer contato com o grupo islâmico para negociar a repatriação.

Sobre o processo de repatriação, o Ministério das Relações Exteriores segue critérios específicos de prioridade. Aqueles residentes no Brasil e sem passagem aérea de retorno são atendidos primeiro. O Itamaraty aconselha que todos com passagens ou capacidade para comprá-las optem por voos comerciais a partir do Aeroporto Internacional Ben Gurion, em Tel Aviv.

Estima-se que aproximadamente 14 mil brasileiros residam em Israel e outros 6 mil na Palestina, mas a grande maioria encontra-se fora da zona de conflito.

A segunda aeronave da FAB, um KC-30, decolou de Brasília na segunda-feira (9) às 16h20 (horário de Brasília), com cinco médicos, dois enfermeiros e um psicólogo a bordo, para prestar assistência durante a operação de resgate.

Por fim, o terceiro avião da FAB partiu na terça-feira (10) para a missão de resgate. O modelo KC-390, com capacidade para 60 passageiros, tem previsão de decolagem de Tel Aviv às 12h de quinta-feira (12) e chegada ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, às 11h de sexta-feira (13).