AGENDA DA SEMANA

Projeto que regulamenta uso de bicicletas e motos elétricas segue para sanção

O autor, vereador Manoel Neves, fala sobre a quantidade de acidentes envolvento este tipo de veículo na capital.

Vereador afirma que condutores de ciclomotores não têm obedecido as regras de trânsito (Foto: Reprodução/Youtube)
Vereador afirma que condutores de ciclomotores não têm obedecido as regras de trânsito (Foto: Reprodução/Youtube)

Para falar sobre a regulamentação dos ciclomotores e bicicletas elétricas em Boa Vista, o Agenda da Semana deste domingo (12) recebeu o vereador Manoel Neves, que falou sobre seu projeto recém aprovado na Câmara, que define regras e orienta sobre o uso destes veículos na capital.

De acordo com o vereador, o projeto surgiu a partir da grande quantidade de acidentes envolventos estes veículos na capital. De acordo com ele, grande parte das pessoas que os utilizam não está obedecendo as regras de trânsito, o que representa um risco a todos.

“Segundo o Código Nacional de Trânsito, tem que ter essa regulamentação. Em Boa Vista estamos recebendo muitas dessas motoinhas, que vem de fora, as bicicletas elétricas, que não respeitam as faixas de pedestres, calçadas e andam na contramão. Na nossa cidade existe um Plano Diretor e estamos recebendo ocorrências de pessoas sendo atropeladas nas calçadas devido a falta da regulamentação em relação a essas bicicletas”

Ele explica que o objetivo do projeto é orientar os condutores sobre as regras e limites de velocidade na utilização dos ciclomotores. De acordo com ele, o projeto já está para a sanção do prefeto Arthur Henrique.

“O objetivo desse projeto é fazer campanhas orientando sobre o que pode e o que não pode. Inclusive essas pessoas podem até ser penalizadas porque existe também um limite de velocidade, para as motinhas, que podem andar a até 50km/h e as bicicletas, que pode podem a até 32km/h (…) A população está cobrando e eu tomei essa iniciativa, apresentei o projeto que já foi aprovado pelos vereadores e está para a sanção do prefeito”

O vereador afirma que a possibilidade da utilização da bicicleta elétrica em ciclovias é algo que será discutido. De acordo com ele, o mehor caminho seria proibir o uso, devido ao peso do veículo.

“Nós vamos sentar com o prefeito e secretário de segurança para ver a possibilidade de elas não circularem [em ciclovias]. O número de bicicletas aumentou muito com a imigração. O movimento é grande na nossa cidade. Imagina essas bicicletas que são pesadas… E também usar os quipamentos de segurança. A gente vê a utilização desses veículos na rua e percebe que não estão usando os equipamentos de segurança”

Neves acrescenta que não é um dos objetivos do projeto gerar cobrança de taxas e encargos aos condutores. “Não será cobrada nenhuma taxa. O objetivo é conscientizar a usar conforme o Código de Trânsito Nacional”, disse.

Confira a entrevista completa (Segunda entrevista do dia)