O diretor presidente do Departamento Estadual De Trânsito (Detran) – Coronel Álvaro Duarte foi o entrevistado do Agenda da Semana na Rádio Folha e explicou como vai funcionar a Implantação do Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC) em Roraima.
Segundo ele, com a implantação do registro, os bons condutores serão premiados. “As boas práticas no trânsito quando elas ocorrerem serão premiadas. Esse registro nacional positivo de condutores vai propiciar isso e estamos concluído o projeto para enviar para a Assembleia e já estamos pensando do Detran, quais serão os benefícios que vamos ofertar para a população”
Álvaro explicou ainda que o governo estudar ofertar descontos aos motoristas tanto na renovação da CNH, quanto em relação ao licenciamento.“Nós vamos apresentar a nossa proposta, estamos só fechando o texto e os valores percentuais nas nossas taxas. Com esses descontos, estarei premiando aquela pessoa que é um bom condutor”
Sobre Multas
Duarte explicou que em relação as multas o governo e o município tem responsabilidades diferentes e que os valores percentuais aplicados também são bem diversos.
“As multas são diversas e são quatro agentes que podem aplicar multa aqui. O Detran, a Prefeitura, e a Polícia Rodoviária federal que fazem parte do sistema estadual de trânsito. Aproximadamente 240 mil veículos são cadastrados na nossa base do estado de Roraima e de janeiro a agosto tivemos cerca de 77 mil infrações de trânsito, dos quais são multas dos pardais”.
Álvaro explicou que o governo liberou um bom recurso para investimentos em educação no trânsito. “São minicidades de trânsito que vai atender a educação de trânsito fundamental, já estamos no processo de aquisição de material e vamos levar a educação para o ensino médio. O estudante que concluir a carga horária do curso durante o ensino médio já entrará com a parte teórica do curso de formação concluída no Detran. É importante começar por aí mesmo, né? Com essa educação nas escolas”
Interior
Sobre o atendimento no interior, o diretor presidente do Detran explicou que após o período eleitoral serão iniciados mutirões para atender os municípios do interior.
“Vamos mobiliar os Ciretran para que funcionem em todos os municípios, que são como se fossem uma outra agência do Detran. Nós já estamos com o projeto pro ano que vem de fazer a melhoria do Ciretran. Hoje eu tenho no meu quadro 75 agentes de trânsito para o estado todo e ainda temos 25 vagas em aberto. Vamos fazer uma força tarefa para verificar a situação dos veículos nos municípios do interior”