O programa Agenda da Semana deste domingo (3) recebeu Francivaldo Fernandes, presidente da Associação dos Ex-empregados do Setor Elétrico em Roraima, para falar sobre o PL nº 1791/19, que dispõe sobre aproveitamento de empregados das empresas distribuidoras de energia subsidiárias da Eletrobras, incluídas no Programa Nacional de Desestatização.
Francivaldo fala a importância do Projeto, principalmente para aqueles que se qualificaram enquanto funcionários. De acordo com ele, se aprovada, a Lei corrigirá um erro do início das privatizações.
“Em Roraima o PL vai beneficiar aproximadamente 370 empregados que faziam parte do sistema Eletrobrás. Estamos aqui pra divulgar o projeto que também vai beneficiar do serviço público (…) Esse projeto vem corrigir um ato falho de desde o início das privatizações, quando se preocupava somente com a empresa e não com o capital intelectual. Nós recebemos investimentos investimentos altíssimos em capacitação. Você vê pessoas que eram do nível fundamental e que foram incentivadas pelo sistema a evoluir e chegar até o nível superior (…) A empresa pagava até 90% da faculdade dos empregados (…) Esse projeto veio a partir da câmara federal, tramitou, foi aprovado e enviado ao Senado”