ANIVERSÁRIO

Roraima celebra 35 anos com carreata e homenagem a pioneiros

Carreata iniciou em frente ao Monumento aos Pioneiros, na Orla Taumanan, antigo porto por onde desembarcaram as primeiras famílias de Roraima

O governador Antonio Denarium acende a pira dos pioneiros no Centro Cívico (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
O governador Antonio Denarium acende a pira dos pioneiros no Centro Cívico (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Neste mesmo 5 de outubro, há 35 anos, o então território de Roraima era elevado a Estado com a promulgação da Constituição Federal de 1988. Em Boa Vista, o aniversário foi celebrado na manhã desta quinta-feira (5) com carreata pelas principais vias do Centro, finalizada com homenagem a pioneiros que ajudaram a colonizar a Terra de Macunaima.

Caminhão do Corpo de Bombeiros leva chama dos pioneiros à Praça do Centro Cívico (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

A carreata iniciou em frente ao Monumento aos Pioneiros, na Orla Taumanan. Antigamente, o local às margens do Rio Branco dava espaço ao Porto de Cimento, por onde desembarcaram as primeiras famílias da cidade que hoje se chama Boa Vista.

De lá, militares, em cima da viatura do Corpo de Bombeiros, levaram a simbólica chama dos pioneiros pelas vias Floriano Peixoto, Jaime Brasil, Getúlio Vargas e João Pereira de Melo, e finalizaram o percurso na Praça do Centro Cívico.

O governador Antonio Denarium durante a transmissão da chama dos pioneiros na Praça do Centro Cívico (Foto: Lucas Luckezie/FolhaBV)

A chama foi entregue ao governador Antonio Denarium (Progressistas), que foi responsável por acender a pira dos pioneiros em frente ao Palácio Senador Hélio Campos, em cerimônia com as mais altas autoridades do Estado – que com os convidados do evento, estavam abrigadas à sombra de uma tenda em meio ao calor de 32 graus celsius.

Denarium entregou a Medalha do Mérito Forte São Joaquim, a mais alta comenda do Estado, à Família Magalhães – representada pelas filhas Tânia Magalhães e Maria Jaime Magalhães de Mello.

Maria Jaime Magalhães de Mello, filha de Dorval Magalhães, recebe comendas do Estado (Foto: Lucas Luckezie/FolhaBV)

Elas são filhas do autor do hino de Roraima, Dorval de Magalhães. O historiador, pesquisador, escritor e poeta, morto em 2006 aos 91 anos, era o neto mais novo de Inácio Lopes de Magalhães, fundador da fazenda que originou a capital de Roraima.

O hino do Estado foi executado, para a emoção dos familiares. “Uma emoção muito grande na hora de cantar o hino ao meu querido pai. Fiquei muito emocionada. Só agradeço por essa linda homenagem”, declarou Maria Jaime.

Antonio Denarium garantiu que esse tipo de homenagem será realizada no ano que vem. “Outra família tradicional de Roraima será homenageada”, explicou.

Manifestação

Ao longo deste feriado estadual, a programação festiva continua na Praça do Centro Cívico, mas liderada por entidades sindicais, empresários do agronegócio, comerciantes, associações de bairro e movimento “Garimpo é Legal”. Além das atrações musicais e do sorteio de um carro e quatro motocicletas, o evento terá a distribuição gratuita de almoço.