FORMAÇÃO

Roraima tem mais de 400 inscritos no programa Mais Saúde com Agente

A ação oferece os cursos Técnico de Agente Comunitário de Saúde e Técnico de Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias

São 180 mil vagas para todo o país (Foto: Diane Sampaio/FolhaBV)
São 180 mil vagas para todo o país (Foto: Diane Sampaio/FolhaBV)

Na primeira semana de abertura para o Programa Mais Saúde com Agente, Roraima registrou 432 inscrições, sendo 344 para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e 88 para Agentes de Combate às Endemias (ACE).

O prazo para as inscrições termina no dia 24 de junho e o procedimento é realizado de forma online. A incrição será finalizada somente após o envio da confirmação ao e-mail fornecido. No Brasil, o programa alcançou um total de 103.402 inscrições. São 180 mil vagas para todo o país para os cursos Técnico de Agente Comunitário de Saúde e Técnico de Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias.

Programa Mais Saúde com Agente

Segundo o Ministério da Saúde, o intuito do programa é atualizar a formação da categoria, de acordo com as novas atribuições da previstas na Lei nº 11.350/2006, e proporcionar condições para analisar informações coletadas nas residências e território de atuação. Além disso, busca orientar a população, a fim de melhorar a qualidade da atenção primária e fortalecer a vigilância em saúde. 

O órgão afirmou ainda que os cursos também podem ampliar as habilidades de acolhimento para atendimento a populações vulneráveis, como a equidade de gênero, raça e etnia, saúde mental, e o cuidado de pessoas que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas.

O programa é promovido pelo ministério, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) e as Escolas do SUS.