ORGULHO DE RORAIMA

Roraimense toma posse como a mais jovem presidenta da Sociedade Brasileira de Matemática

Jaqueline Godoy coleciona conquistas e orgulha seu estado de origem com representatividade e voz às mulheres cientistas.

Jaqueline é, atualmente, professora do Departamento de Matemática da UNB. Foto: Divulgação
Jaqueline é, atualmente, professora do Departamento de Matemática da UNB. Foto: Divulgação

“Eu nasci no extremo norte do País, na cidade de Boa Vista, Roraima. Sou macuxi com muito orgulho, e estou aqui hoje representando também todos os matemáticos e matemáticas da Região Norte, mostrando que aqui também é o nosso lugar, que podemos sim alcançar a presidência da SBM”.

A roraimense Jaqueline Godoy Mesquita assumiu a presidência da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Com 37 anos, ela é a pessoa mais jovem a assumir a posição. A ex-aluna da USP São Carlos conta que por muito tempo, suas referências para o cargo foram apenas homens.

“Quando eu entendi o que era a SBM, minhas únicas referências de presidentes da sociedade eram homens. Demorei muito para saber que existiram outras mulheres a ocuparem este cargo, e que essas poucas mulheres marcaram a história da matemática brasileira”, contou.

“Espero que o fato de ter uma jovem na presidência da SBM sirva de reflexão sobre a importância de dar espaço aos jovens do país em cargos como estes, pois isso abre espaço para que se construam futuras jovens lideranças, que tragam outras visões e perspectivas de mundo”

Em março deste ano, ela foi a única pesquisadora da América do Sul, Central e do Caribe a conquistar o Science, She says! Award, um reconhecimento oferecido pelo Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália (MAECI) a jovens cientistas estrangeiras de destaque.

Em 2019, ela subiu ao palco da Casa Firjan, espaço pertencente à Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), para receber o prêmio Para Mulheres na Ciência na categoria “matemática”. Oferecida pela L’Oréal em parceria com a Unesco Brasil e a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a premiação se tornou um importante marco na carreira da jovem, que na época tinha apenas 33 anos.