Cerca de 70% dos roraimenses acreditam que o fechamento do garimpo em Roraima diminuiu a renda das famílias e 67,7% que aumentou a criminalidade e disputa por recursos.
Os dados são referentes à percepção de uma amostra da população em uma pesquisa de opinião realizada pelo Instituto do Norte de Opinião Pública e Estatística (Inope).
Conforme a pesquisa, homens (68,1%) e mulheres (72,1%) foram decisivos ao apontar que o fechamento da atividade mineradora ilegal impactou no aumento do desemprego e diminuiu a renda das famílias do estado. Em média, outros 15,7%, mostraram que melhorou a distribuição de renda e diminuiu a desigualdade social, e 14%, o estímulo ao desenvolvimento de outras atividades econômicas.
Em relação aos possíveis efeitos sociais do fechamento do garimpo em Roraima, 69,9% das mulheres e 64,7% dos homens disseram que haverá aumento da criminalidade, desigualdade social e conflitos pela disputa de recursos.
diz o Instituto no cruzamento dos dados sobre possíveis efeitos sociais com o fim do garimpo.
A pesquisa de opinião aconteceu de 22 a 24 de novembro com 1.579 pessoas acima de 16 anos, dos 15 municípios de Roraima. Conforme o relatório, a amostra representa 75% da população, com nível de confiança de 95% e margem de erro de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos.