O Estado de Roraima tem apostado forte no turismo como um dos principais vetores de crescimento econômico. Recentemente, novos roteiros têm sido criados com o objetivo de atrair não apenas o público local, mas também visitantes de outros Estados do Brasil e de outros países.
Dentre os destinos em ascensão, os municípios da região sul tem se destacado por oferecer opções diversas que vão desde o turismo de pesca esportiva até o de aventura e observação.
O Governador Antonio Denarium ressaltou as particularidades da região que fazem de Roraima um destino turístico repleto de opções. “Agora, a equipe do Governo do Estado trabalha nas rotas turísticas do Sul do Estado, que possui uma ambientação única, com a floresta amazônica em plena forma, rios e lagos de encher os olhos, pássaros únicos e outras atrações naturais especiais. É esse Roraima que queremos exaltar e atrair novos olhares”, afirmou.
Uma equipe da Secretaria Estadual de Cultura (Secult) realizou uma visita técnica na região com o objetivo de identificar novos roteiros de potencial turístico. Como resultado desse levantamento, Bruno Muniz de Brito, diretor do departamento de Turismo da Secult, destacou três roteiros integrados, envolvendo os municípios de Caracaraí, Rorainópolis, São Luiz, São João da Baliza e Caroebe. Dentre eles, um inovador roteiro de apreciação de árvores, considerado pioneiro no país.
Com a finalidade de promover tais roteiros, em dezembro será realizado o “Famtour”, uma iniciativa do Governo de Roraima em parceria com o Sebrae-RR. Esse evento tem como propósito familiarizar as empresas do setor turístico com os atrativos e infraestrutura da região, de modo que possam desenvolver e comercializar novos produtos turísticos.
A proximidade da região sul com Manaus e o município de Presidente Figueiredo, no Amazonas, é vista como estratégica para atração de turistas. Brito reforçou que, além dos roteiros já citados, outros locais, como balneários, também serão desenvolvidos pelo Governo de Roraima para ampliar as opções de visitação turística.
O diretor da Detur concluiu: “Também, nós já visitamos algumas propriedades rurais, falamos com esses proprietários e eles também serão envolvidos em roteiros voltados às experiências de turismo rural que o sul do estado vai oferecer para as agências e em breve nós vamos dar ampla publicidade a esses produtos turísticos”.