
Uma ferramenta constante nas cozinhas brasileiras é o tradicional pano de prato, muitas vezes bordado com frutas, flores ou mensagens carinhosas. Um costume que se passou de geração em geração vem perdendo espaço nas rotinas domésticas mais modernas. Um dos motivos é a preocupação em relação à higiene e à segurança alimentar.
Segundo especialistas da área da saúde, a principal questão está na capacidade desses panos de reterem umidade, o que os torna um ambiente ideal para a multiplicação de microrganismos. Quando úmidos por longos períodos e reutilizados sem a devida higienização, eles podem se transformar em verdadeiros transmissores de germes e bactérias, especialmente se utilizados para secar utensílios, mãos ou superfícies onde os alimentos são preparados.
Para substituir o clássico pano de prato, uma alternativa é utilizar panos de microfibra, que têm uma retenção menor de umidade. Além disso, o material consegue remover mais sujeira com menos esforço, além de secarem rapidamente, o que dificulta a proliferação bacteriana.
Outra opção são as esponjas antibacterianas, que são desenvolvidas com materiais que inibem o crescimento de microrganismos e são mais indicadas para limpeza em áreas de preparo de alimentos.
Para quem ainda é apegado, a dica é adaptar o famoso pano de prato para utilizar na sua cozinha. Como forma de decoração, no auxílio do manuseio de pratos quentes ou para limpar resíduos secos, como casca de pão. No entanto, a orientação é sempre ter várias opções para manter sempre uma rotina ideal de limpeza.