SAÚDE: 8 remédios caseiros para aliviar sintomas da gastrite

A doença tem cura mediante diagnóstico adequado e orientação médica, mas, se você está no processo de tratamento e está se sentindo mal por conta da condição, existem alguns remédios caseiros que podem dar alívio ao seu organismo

Confira os benefícios de cada chá (Foto: Divulgação)
Confira os benefícios de cada chá (Foto: Divulgação)

A gastrite é uma condição causada pela inflamação do revestimento do estômago, podendo causar dores agudas ou crônicas. A doença tem cura mediante diagnóstico adequado e orientação médica, mas, se você está no processo de tratamento e está se sentindo mal por conta da condição, existem alguns remédios caseiros que podem dar alívio ao seu organismo.
O importante é sempre buscar evitar situações de estresse e alimentos que podem agravar o problema, como fumar e ingerir bebida alcoólica, além de alimentos que vão demorar muito para digerir. Mas em momentos de crise, existem algumas dicas que podem ser adotadas para garantir alívio até o fim do tratamento.

Confira:

  1. Chá de camomila
    Além de ajudar nos sintomas de estresse, o chá de camomila também ajuda o organismo pelas suas propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas e digestivas, ajudando na azia e náuseas. Para preparar um chá de camomila utilize uma xícara de água quente para uma colher de sopa de flores de camomila desidratadas. Ferva a água, acrescente as flores, deixe por 5 a 10 minutos, coe e beba.
  2. Chá de capim-limão
    Outro chá indicado para quem tem gastrite é o de capim-limão, pelas suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antibacterianas, que ajudam a reduzir a acidez no estômago. Para fazer o chá basta uma colher de sopa de folhas frescas de capim-limão e uma xícara de água, repetindo o procedimento do chá de camomila.
  3. Chá de erva-doce
    Assim como a camomila e o capim-limão, a erva-doce também age como um remédio caseiro para a gastrite pela sua composição anti-inflamatória, digestiva, analgésica e anti ácida que ajudam nos sinais de dor e enjoo. Para fazer o chá basta ferver uma xícara de água com uma colher de café de sementes secas de erva-doce, descansar a bebida por cinco minutos, coar e servir.
  4. Chá de gengibre
    Para finalizar a lista de chás, há também a opção do gengibre, que tem propriedades anti-inflamatória e antioxidante, que ajuda a digestão. Para fazer é preciso de um pedaço de 3 cm de gengibre e uma xícara de água. Rale o gengibre e adicione em uma panela, leve ao fogo e deixe ferver por 10 minutos. Retire, tampe, deixe amornar, coe e beba em seguida.
  5. Suco de couve
    Outra opção famosa para quem tem gastrite é o suco de couve, pois a folha contém vários nutrientes como vitamina C, e propriedades anti-inflamatórias e contra acidez, que ajudam na cicatrização e azia. Para fazer, a dica é misturar a couve com uma fruta neutra, como o melão. A receita é duas folhas de couve com talo lavadas e cortadas em pedaços grandes, uma xícara de chá de melão, uma xícara de água de coco e uma xícara de água filtrada. Coloque tudo no liquidificador e bata por três minutos. Depois só servir e beber.
  6. Suco de pera
    A pera também é uma fruta que ajuda para quem tem gastrite por conter flavonoides, um poderoso antioxidante que ajuda a combater inflamação no estômago. Para fazer basta uma pera lavada e sem miolo com 100 ml de água, colocar tudo no liquidificador e bater até ficar homogêneo.
  7. Suco de batata
    Pode parecer estranho, mas há muitas recomendações do suco de batata para a gastrite. É dito que o alimento tem propriedades antiácidas, que ajudam na sensação de azia e queimação. Para fazer é preciso uma batata inglesa crua e descascada e 200 ml de água filtrada. Junte tudo num liquidificador, bata e coe, sem colocar açúcar.
  8. Suco de babosa
    Outro suco que tem propriedades positivas para quem tem gastrite é o de babosa ou aloe vera, que ajuda na digestão e neutraliza a acidez do estômago. Para fazer o suco é preciso de 1 litro de água e 100 gramas de gel de babosa, misturar tudo no liquidificador e bater até ficar homogêneo. Depois só beber com moderação. O recomendado é apenas 600 ml por dia, para não causar irritação.