O Tribunal de Contas de Roraima (TCE-RR) realizará, nessa quarta-feira (20), no plenário da instituição, o seminário Desafios da Educação Escolar Indígena na Primeira Infância. A programação que tem a parceria da Universidade Federal de Roraima (UFRR) reunirá gestores municipais e equipes de Amajari, Uiramutã e Normandia que trabalham com a temática.
O evento ainda deve reunir representantes de órgãos e entidades parceiras, como a Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), a Funasa (Fundação Nacional de Saúde), a Secretaria Estadual de Educação (Seed), os conselhos nacional e estadual de Educação, a Opirr (Organização dos Professores Indígenas de Roraima) e os municípios envolvidos.
Segundo a presidente do grupo de trabalho da Primeira Infância no TCE, conselheira Cilene Salomão, o seminário será “o marco inicial da execução das atividades para definição do diagnóstico sobre a implementação da política educacional da primeira infância em escolas indígenas”. Além disso, conforme ela, o evento promete fortalecer parcerias estratégicas em benefício das crianças indígenas e de suas famílias, visando seu pleno desenvolvimento.
TCE-RR e UFRR têm acordo de cooperação técnica firmado desde setembro de 2023 para realizar um diagnóstico da educação escolar indígena nas três cidades roraimenses, o qual ofertará subsídios para a orientação dos agentes públicos e da sociedade civil.
Conforme a auditora e coordenadora do acordo de cooperação, Valdélia dos Santos Lena, a ideia central é reunir os gestores e entidades parceiras para apresentação do projeto e metodologia, e ainda promover um momento formativo e de construção coletiva com os técnicos de cada Município.
Confira a programação dessa quarta (20)
- 9h: Abertura oficial
- 9h30: Palestra: “Política da Educação Escolar da Primeira Infância”, com André Raimundo Ferreira Ramos (Funai) e Leia Bezerra do Vale (Unicef)
- 10h30: Palestras:
- “Infâncias Indígenas”, com Dra. Hanna Limulja (UFRR); e
- “Vivência da Infância Indígena”, com Ineide Izidório Messias, Jama Wapichana, Jacivânia Bento Julião e Celino Raposo.
- 12h: Intervalo
- 14h15: Reinício da programação
- 14h30: Apresentação do projeto e metodologia
- 15h30: Grupos de Trabalho com as equipes municipais
- 16h: Relatos de experiências municipais da educação escolar da primeira infância
- 17h: Encerramento