Um das importantes conscientizações desenvolvidas este mês é o Setembro Verde. Criada por meio da Lei 15.463/2014, a campanha tem como proposta ressaltar a importância da doação de órgãos, um gesto que permite uma segunda chance de vida para quem depende de um transplante.
Em Roraima, a Central Estadual de Transplantes de Roraima (CET-RR) é o órgão responsável por realizar a notificação e captação de potenciais doadores para as unidades transplantadoras do Sistema Nacional de Transplantes (SNT). Sete procedimentos já foram registrados pela CET-RR no Estado, sendo o último em novembro de 2022, com um paciente do Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento (HGR).
De 2010 a 2023, cerca de 457 pacientes de Roraima conseguiram passar pelo processo de transplante nas especialidades de cardiologia, nefrologia, oftalmologia e gastroenterologista.
“Somos novos na iniciativa, mas trabalhamos diariamente visitando os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). É importante que as pessoas saibam que existe o processo de doação aqui no Estado. Claro que é um momento difícil, mas sempre existe a possibilidade de você ajudar alguém”, destacou o médico Dom Martins.
PROGRAMAÇÃO – No dia 23 (sábado), o CET-RR realiza o projeto Pedalando pela Vida, a fim de sensibilizar a sociedade para a doação de órgãos e tecidos .
A ação será realizada com uma concentração no Parque Anauá, às 15h, e irá percorrer o caminho até o Roraima Garden Shopping.