A ESCOLA VAI À ESCOLA

Sul de Roraima recebe caravana de palestras e oficinais da Ejurr

Caravana gratuita é voltada para estudantes e servidores da Educação de Rorainópolis, São João da Baliza, Caroebe, Caracaraí e São Luiz

As atividades serão gratuitas, no período de 21 a 25 de agosto. (Foto: reprodução/Ejurr)
As atividades serão gratuitas, no período de 21 a 25 de agosto. (Foto: reprodução/Ejurr)

A caravana de atividades do Projeto “A Escola vai à escola”, da Escola Judicial de Roraima (Ejurr), atenderá jovens e professores do Sul do estado a partir da próxima segunda-feira (21). O objetivo é estimular o ativismo e o protagonismo entre os jovens, por meio de palestras e oficinas gratuitas nos municípios de Rorainópolis, São João da Baliza, Caroebe, Caracaraí e São Luiz.

De acordo com a Ejurr, a expectativa é beneficiar mais de 1240 estudantes com as atividades que serão realizadas nas escolas dos municípios. Ao todo, 220 professores e servidores da área educacional também serão atendidos por meio de oficinas pedagógicas sobre metodologias ativas. Na oportunidade, as escolas participantes vão assinar o termo de adesão ao projeto.  

“O projeto é uma incrível possibilidade de aproximar a sociedade jovem estudantil com o judiciário. Queremos levar a expectativa de formação, valorizando atitudes de cooperação, participação e liderança”, destacou a coordenadora do Projeto A Escola vai à escola, Jane Dryelle.

Quanto às palestras e oficinas, o pedagogo do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Francisco de Assis Alves, deve ministrar as atividades durante toda a caravana. Assis é doutorando em Ciências da  Educação pela Universidade de Lisboa e consultor na área de Educação.

A Escola vai à escola

O projeto tem a intenção de aproximar o Poder Judiciário de Roraima da sociedade, por meio de temas como cultura da paz, ativismo e protagonismo juvenil, gestão da emoção, mercado de trabalho, entre outros assuntos. Desde 2019, a Ejurr já atendeu cerca de 2000 estudantes por meio de palestras e atividades com formadores regionais e de destaque nacional.

Em 2023, o Projeto está sendo ampliado para beneficiar além dos estudantes toda a comunidade escolar. A programação dessa edição no Sul de Roraima será realizada e seis escolas e um campus do Instituto Federal de Roraima (IFRR). Confira:

  • 21 de agosto – Palestra Protagonismo e Ativismo Juvenil, na Escola Estadual José de Alencar no município de Rorainópolis.
  • 22 de agosto – Palestra no IFRR, Campus Novo Paraíso, em Caracaraí.
    • Gestão da emoção – palestra para estudantes da Universidade Estadual de Roraima (UERR) sobre o mercado de trabalho no contexto das emoções e o ato de se comunicar. Evento dia 22, a partir das 19h, no auditório do Fórum Desembargador José Lourenço Furtado Portugal, em Rorainópolis.
  • 23 de agosto – Palestra na Escola Estadual Professor Alan Kardec e no Colégio Militarizado João Rodrigues em São Luiz.
  • 24 de agosto – Palestra na Escola Estadual Francisco Ricardo Macedo e Escola Estadual Henrique Dias, em São João da Baliza.
  • 25 de agosto – Palestra no município de Caroebe, na Escola Estadual Tereza Teodoro de Oliveira.