AGENDA DA SEMANA

Superintendente da Conab fala sobre o Programa de Aquisição de Alimentos em Roraima

Janderson Maués, superintendente da Conab, fala sobre a nova fase do PAA, agora mais robusto com a atenção do governo federal.

Superintendente da Conab em Roraima fala sobre PAA (Foto: Reprodução/YouTube)
Superintendente da Conab em Roraima fala sobre PAA (Foto: Reprodução/YouTube)

Nesse domingo (10), o programa “Agenda da Semana” recebeu Janderson Maués, superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), para discutir sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Durante a entrevista, Maués elucidou o papel fundamental do PAA na economia dos produtores familiares e na subsistência de pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar. “A gente compra os alimentos de produtores familiares por meio do PAA, por meio das associações e cooperativas. Esse alimento é doado para instituições que assistem pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar, como os CRAS dos municípios, associações de bairro, escolas, cozinhas solidárias (…). É um programa que, além de alimentar quem passa a necessidade, gera renda para os agricultores”, afirmou.

O superintendente detalhou o processo de envolvimento de instituições e produtores no PAA. Segundo ele, anualmente é aberto um edital para que os produtores se cadastrem e informem para quais instituições os alimentos serão direcionados. “Aqui em Roraima temos uma tabela com 91 produtos, desde pescados, frutas, legumes, hortaliças, raízes, polpas. As instituições que recebem precisam fazer o trabalho socioassistencial. As públicas, como escolas, recebem normalmente, e as privadas, como as associações, necessitam ser validadas. A Conab abre o sistema para propostas de participação das cooperativas, que vão fazer um mini-projeto com os dados, produtos e quantidades que serão fornecidas às associações”, explicou.

Janderson destacou a robustez do PAA no governo federal, enfatizando que há uma maior atenção para o projeto no atual governo federal. “Estamos em um novo governo e um novo PAA. Antigamente nós não conseguíamos executar R$ 3 mi. Hoje conseguimos R$ 14 mi. São mais de 2 mil toneladas de alimento”, apontou.

O superintendente também abordou os projetos mais recentes da Conab, incluindo um PAA específico para as cozinhas solidárias. “Semana que vem vamos começar a executar um PAA específico para as cozinhas solidárias. São as cozinhas de comunidade, de bairro, que fazem comida para quem precisa. Inicialmente vamos atender duas, uma em Boa Vista e outra no Cantá, ambas do MTST”.

Confira a entrevista completa