Um vídeo que circula nas redes sociais não mostra um aliado do candidato do PT ao cargo, Lula da Silva, agredindo uma apoiadora do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), como afirmam postagens em rede social (veja aqui).
As cenas foram gravadas em 2018 e mostram o ex-deputado Jalser Renier (Solidariedade) brigando com Teresa Surita (MDB), então prefeita de Boa Vista e atual candidata ao governo de Roraima.
As postagens enganosas contam com ao menos 30,5 mil interações no Kwai e centenas de compartilhamentos no Facebook
Selo falso
Com o título “Deputado aliado de Lula agride prefeita aliada de Bolsonaro” as postagens mentem ao afirmar que vídeo mostra aliado de Lula agredindo apoiadora de Bolsonaro
Postagens mentem ao afirmar que vídeo mostra aliado de Lula agredindo apoiadora
Renier criticava Surita por ela ter deixado de apoiar Anchieta Júnior (PSDB), que concorria contra Antonio Denarium (PSL), antigo partido de Bolsonaro, no segundo turno da eleição para governador daquele ano.
O vídeo foi gravado em 26 de outubro de 2018, dois dias antes do segundo turno daquela eleição e nada tem a ver com a eleição atual, confirma informa o ‘Aos Fatos’ Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta que funciona em parceria com vários grupos de comunicação.