DIA INTERNACIONAL DO VOLUNTÁRIO

Voluntariado é a principal ferramenta de transformação do ser humano, diz presidente de instituto

Atualmente, mais de 2 mil voluntários passaram pelo Instituto Pirilampos, que faz cursos preparatórios para quem quer realizar o trabalho social

Marcio é presidente do Instituto Pirilampos (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Marcio é presidente do Instituto Pirilampos (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Comemorado este mês, o dia do voluntário celebra um trabalho social que tem impacto na vida de pessoas em situação de vulnerabilidade no mundo todo. Em Roraima, um dos principais institutos que promove ações voluntárias para a população carente é o Pirilampos. A FolhaBV conversou com o presidente, Marcio Pirilampo, que fala da importância do voluntariado para a sociedade.

Segundo Marcio, o trabalho aproxima o ser-humano da vulnerabilidade e muda a forma de enxergar a vida.

“O voluntariado é a principal ferramenta de transformação do ser-humano, para mim. Não tem outro meio que nos deixe ‘mais humanos’, então o trabalho voluntário de proporciona um crescimento tanto de vida quanto espiritual e você começa a olha para a vida com outros olhos”, enfatiza Marcio.

O Instituto Pirilampos atua desde 2007 com ações voluntárias em hospitais, abrigos, casas de repouso, comunidades rurais e indígenas promovendo projetos que buscam erradicar a extrema pobreza, lutar por inclusão social, combater a criminalização, o encarceramento da pobreza, todo tipo de violência simbólica e violação de direitos praticados com crianças e adolescentes. Em parceria com o Unicef, a instituição atua também junto com a Operação Acolhida em Boa Vista com o projeto Super Panas.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), “o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos”.

Os interessados em participar do voluntariado no instituto Pirilampos devem ficar atentos aos calendários de ações do próximo ano. Segundo Marcio Pirilampo, novos projetos serão implementados e irá ampliar o número de voluntários necessários para realizar os trabalhos sociais.

Atualmente, mais de 2 mil voluntários passaram pelo instituto, que faz cursos preparatórios para quem quer realizar o trabalho social.

O que você está achando da nova FOLHA BV?