NOSTALGIA

Y2K: Anos 2000 voltam com tudo na música, moda e comportamento

Da moda, à música, cinema, bandas clássicas retornando à ativa, eventos temáticos e muito mais. Os anos 2000 estão de volta.

Marca Blumarine lança coleção inspirada nos anos 2000. Foto: Divulgação/Blumarine
Marca Blumarine lança coleção inspirada nos anos 2000. Foto: Divulgação/Blumarine

Quando assunto é música, moda e comportamento, tudo que vai, volta. E dessa vez chegou a hora dos anos 2000 ficarem em alta. Seja na música, com claras referências à época em sua produção, na moda, com o estilo colegial e as calças cargo em evidência e até mesmo no mercado cultural, com eventos que prometem nostalgia com playlists e decoração características da época.

Y2K é a sigla para Year Two Thousand (Anos Dois Mil, em inglês) e foram as redes sociais TikTok e Instagram as responsáveis por trazer de volta essa tendência. Potencializada por influenciadoras digitais nos últimos anos, a febre, movimenta centenas de milhões de dólares em toda a insdústria cultural.

INFLUÊNCIA NA MODA

Grande parte do Y2K vem dos ícones da cultura pop da época. As bonecas Bratz eram uma obsessão e inspiração para looks. Os figurinos de filmes como  As Patricinhas de Beverly Hills, Legalmente Loira e Garotas Malvadas, influenciaram uma geração de jovens adicionarem peças características dessas produções ao armário, sejam elas em no estilo grunge, urbano ou mais feminino e colorido, como você conferir no trailer abaixo.

E se você já chegou alguma vez ao trabalho, em uma quarta-feira, e se deparou com várias pessoas vestidas de rosa, muito provavelmente é por por conta da fala icônica do filme estrelado por Linsay Lohan e Rachel McAdams, “On Wednesdays We Wear Pink” (Nas quartas-feiras, usamos rosa).

Modelo Bella Hadid investe em acessórios e peças que remetem aos anos 2000. Foto: GettyImages

E a receita para o marketing efetivo dessa tendência é clara: se os famosos usam, a moda está ditada. Os óculos coloridos, a cintura baixa, jeans espampado e o exagero em acessórios são só alguns exemplos de itens que celebridades como modelo Bella Hadid, a atriz Bruna Marquezine e cantora Anitta incorporaram ao vestuário nos últimos meses.

MÚSICA E CINEMA

E toda essa nostalgia foi capaz de transformar clássicos de uma época em hits atuais. A canção SexyBack, de Justin Timberlake, que foi sucesso em 2006, por ser trilha sonora do desfile da musa Gisele Bündchen, na abertura do Victoria’s Secret Fashion Show daqele ano, teve mais de 1,4 milhão de vídeos no TikTok.

Outros hits também voltaram às paradas, como Promiscuous de Nelly Furtado ft. Timbaland e The Real Slim Shady, do rapper Eminem. Essas músicas não só passaram a tocar novamente em festas, como também artistas voltam a performá-las em shows.

Em 2021, o aplicativo de streaming Spotify apontou que 69% dos jovens optam por ouvir músicas de décadas passadas. De acordo com a plataforma, as canções trariam lembranças de tempos mais simples, remetendo ao conforto. Em tempos difíceis, esses jovens se agarraram nas músicas que para eles soavam familiares. Essa sensação de conforto impacta também no cenário musical atual.

Billie Eilish e Olivia Rodrigo são duas entre centenas de artistas que aderiram aos aspectos do início do milênio. Em Happier Than Ever, Billie traz elementos do hip hop, soul e do jazz, que remetem ao pop da época.

Em seu álbum de estreia Sour, Olivia aposta em guitarras elétricas e elementos do pop punk, principalmente nas faixas brutal, jealousy, jealousy e good 4 u  — em que o vídeo foi baseado em filmes clássicos da década de 2000, como O Diário da Princesa Garota Infernal.

RBD E RESTART

Banda mexicana RBD, sucesso nos anos 2000, retorna aos palcos em nova formação, sem o ator Alfonso Herrera. Foto: Divulgação/Televisa

Com o momento nostálgico em evidência, bandas como Restart e RBD se preparam para voltar aos palcos, para a alegria dos fãs que cresceram acompanhando suas trajetórias.

E as referências tem sido aproveitadas pela indústria cinematográfica, que fazem o público voltar no tempo apresentando personagens e problemáticas comuns ao período.

Na série De Volta aos 15, disponível na plataforma de streaming Netflix, é possível identificar elementos que marcaram a geração: A internet discada, as câmeras digitais a trilha sonora, entre outros. O sucesso da trama levou à renovação para a segunda (já disponível) e terceira temporadas.

COMPORTAMENTO

Empresária e influenciadora Deborah Gurgel resgata momentos icônicos da cultura pop dos anos 2000 em festa temática. Na segunda foto, Debora Recria o look usado pela personangem Regina George, de Garotas Malvadas. Na terceira, a influenciadora se caracteriza como uma personagem do filme High School Musical. Foto: Divulgação/GM Digital

E não basta apenas consumir essa época, é preciso reviver! Com a onda Y2K, eventos com a temática têm ganhado a preferência de jovens adultos que procuram resgatar esses momentos nostalgicos ao lado de amigos. A exemplo da festa promovida na última sexta-feira (4), pela empresária e influenciadora Deborah Gurgel. No Fuá da Debs, todos os convidades deveriam estar a caráter, seja com peças características dos anos 2000 ou vestidos personagens que marcaram a juventude.

“Os anos 2000 foram a época mais marcante para muitos de nós. E esse é remember de muita coisas: Rebelde, Restart, a série De Volta aos 15. E a intenção foi justamente essa. Reviver esses momentos nostálgicos e deixar a galera louca atás de fantasia”, contou.