A Defensoria Pública do Estado irá apresentar o aplicativo e-Defensor – uma ferramenta mobile que aproxima ainda mais o assistido com a Instituição – um recurso que trará impacto para a população é o botão do ‘pânico’, voltado às vítimas de violência doméstica.
A apresentação ocorre durante solenidade realizada nesta segunda-feira, dia 23, a partir das 18h, na Sede da DPE, na rua Sebastião Diniz, 1165, Centro.
“Nesse sentido, é de suma importância à presença do Chefe do Executivo para ser concretizada a parceria institucional. A segurança é uma das políticas públicas governamentais; por isso, acreditamos que conseguiremos seguir com a implementação da novidade”, afirmou o defensor público-geral, Stélio Dener.
A vítima de violência doméstica, quando estiver resguardada por Medida Protetiva, e em caso de risco à segurança, ou seja, quando se sentir ameaçada, poderá acionar o botão do ‘pânico’ instalado no celular. “Por isso é necessária a parceria com o governo do Estado, por meio do Comando Militar”, ressaltou Dener.
Atualmente, a comunicação entre a Defensoria e o assistido é feita presencialmente ou por ligação telefônica. Embora seja simples, esse processo acaba, de certa forma, gerando custos para ambas as partes.
“O atendimento também faz com que o assistido se desloque de sua residência e aguarde, o que muitas vezes não é necessário. Isso causa um impacto que poderia ser evitado, tendo em vista que a grande maioria das pessoas atendidas são hipossuficientes e enfrentam dificuldades de locomoção”, mencionou o corregedor-geral, Natanael Ferreira.
Por meio do aplicativo, o assistido será notificado sempre que houver necessidade, seja para comunicá-lo sobre o andamento do processo, ou mesmo para solicitar algum retorno ou ainda anexar documentos ao seu atendimento a partir da câmera do celular.
FUNCIONALIDADE: O aplicativo mobile, integrado ao Sistema de Atendimento da DPE, possibilitará uma série de melhorias. Com o APP, o assistido será notificado para novos agendamentos e retornos; terá acesso ao histórico de atendimento; poderá criar uma identidade digital (e-Assistido); consultar o andamento processual; e, sobretudo, interagir com o gabinete do defensor por meio do chat, solicitando informações.