De 2 a 4 de março, o Instituto Federal de Roraima (IFRR) promove, para a comunidade em geral, uma série de encontros on-line na área da pesquisa: o II Encontro de Iniciação Científica (Enic), o II Encontro de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Enidti) e o III Encontro de Pesquisadores do IFRR. A transmissão será pelo canal do IFRR no Youtube.
O evento é gratuito, e as inscrições ocorrem até o dia 4 de março, por meio do link.
A iniciativa é da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) do IFRR e da Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Dipesp) do Campus Boa Vista (CBV) da instituição, e contará com a participação de pesquisadores de Roraima, do Pará e do Paraná em palestras, oficina e rodas de conversa.
No primeiro dia de evento, além da palestra de abertura, “Os desafios da pesquisa na Amazônia no contexto de pandemia”, às 17h40, com a professora Ana Paula Palheta Santana, do Instituto Federal do Pará (IFPA), haverá o lançamento de uma playlist, que ficará disponível no canal do IFRR no YouTube, contendo as apresentações dos trabalhos desenvolvidos no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (Pibic/CNPq) e no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti/CNPq), de agosto de 2019 a julho de 2020.
De acordo com o diretor da Agência de Inovação do IFRR e membro da comissão organizadora dos encontros, professor Amarildo Ferreira Júnior, a realização dos três eventos de forma concomitante permitirá o compartilhamento e o conhecimento de experiências de pesquisa e inovação desde seus estágios iniciais até propostas que já tenham certa maturidade e consistência no processo formativo de um pesquisador, com destaque para os desafios e as contribuições que cada uma dessas etapas proporciona.
“Além de conhecerem os resultados dos projetos de pesquisa desenvolvidos por nossos estudantes nos programas de iniciação científica e tecnológica, os participantes terão acesso a reflexões sobre os desafios de se fazer pesquisa na Amazônia, sobretudo no contexto sanitário pelo qual estamos passando; terão oportunidade de conhecer e tirar dúvidas sobre o processo de submissão de pesquisas ao Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, que é outra temática de enorme relevância científica; e poderão ter contato com experiências de pesquisadoras que também passaram por programas de pesquisa semelhantes aos anteriormente citados e que estão atualmente desenvolvendo diferentes tipos de atividades de investigação”, comentou o professor.
OS EVENTOS – Tanto o II Enic quanto o II Enidti são um espaço de divulgação e socialização das atividades de pesquisa desenvolvidas, de agosto de 2019 a julho de 2020, por bolsistas de iniciação científica do Pibic/CNPq e do Pibiti/CNPq, e por professores/pesquisadores do IFRR. Ao fim dos encontros, os trabalhos apresentados vão compor um caderno de resumos, que ficará disponível no portal institucional.
Já o III Encontro de Pesquisadores busca promover e ampliar as oportunidades de divulgação das atividades de pesquisa e de estudos avançados dos estudantes e dos servidores do IFRR inseridos em grupos de pesquisa institucional.
Confira abaixo a programação completa:
DIA 2/3
17h – Abertura dos encontros
17h30 – Lançamento da playlist contendo os trabalhos desenvolvidos no Pibic/CNPq e no Pibiti/CNPq
17h40 – Palestra “Os desafios da pesquisa na Amazônia no contexto de pandemia”, com a Profa. Dra. Ana Paula Palheta Santana (IFPA), com mediação do Prof. Dr. Romildo Nicolau Alves (IFRR)
DIA 3/3
9h30 – Palestra “Por que submeter meu projeto ao Comitê de Ética em pesquisa com seres humanos?”, proferida pela Profa. Dra. Márcia Maria de Oliveira (UFRR) e mediada pela Profa. Dra. Tassiane dos Santos Ferrão (IFRR)
15h – Roda de conversa com os Grupos de Pesquisa do IFRR, moderada pela Profa. Dra. Saula Leite Oliveira (IFRR)
14h – Oficina Descomplicando a Metodologia Científica, com a Profa. Ma. Cristiane Pereira de Oliveira (IFRR)
DIA 4/3
9h30 – Roda de conversa “Vivências em programas de pesquisa: relatos de sucesso”, com a Profa. Dra. Ivanise Maria Rizzatti (Uerr) e a Profa. Dra. Rafaela Harumi Fujita (Unioeste), com mediação do Prof. Dr. Amarildo Ferreira Júnior (IFRR)