A vigilância digital é uma realidade cada vez mais presente na nossa vida. Se você tem a impressão de que alguém está espiando no seu celular, pode ser mais do que uma mera paranoia.
Mas como ter a certeza de que o seu smartphone foi invadido e alguém está rastreando os seus passos? Confira nossas dicas a seguir!
Como saber se seu iPhone ou Android está sendo rastreado?
O rastreamento refere-se à instalação de aplicativos intrusos que monitoram suas atividades e repassam informações sem autorização. Esses aplicativos, conhecidos como spywares, podem trazer grandes perigos, desde o conhecimento detalhado do seu perfil como consumidor até o roubo de senhas bancárias ou de redes sociais.
Para evitar que isso aconteça com o seu celular, siga as dicas a seguir, trazidas pela ESET, empresa líder em detecção proativa de ameaças:
1 – Cuidado com os links A melhor maneira de evitar spywares é não baixar apps ou clicar em links não confiáveis. Para isso, faça downloads apenas em páginas oficiais ou em links de confiança. Um erro pode levar à instalação de um programa espião.
2 – Invista em modos de segurança Mantenha seu smartphone atualizado em termos de segurança. Use métodos de autenticação variados, como PIN, senha ou reconhecimento biométrico.
3 – Mantenha cautela com o jailbreak No caso do iPhone, a instalação de aplicativos geralmente requer o jailbreak, que rompe as limitações impostas pela Apple. Isso torna o dispositivo mais vulnerável a invasores. Verifique aplicativos como Cydia, Icy, Installer, Installous ou SBSettings, comuns em dispositivos com jailbreak. Para isso, deslize o dedo para a direita na tela inicial do telefone.
4 – Uso de dados em excesso A presença de apps de rastreamento pode causar um uso excessivo de dados de internet, pois esses aplicativos usam GPS e roaming de dados para monitorar e informar a localização do telefone. Verifique o uso de dados no menu de Configurações do dispositivo e desinstale aplicativos desconhecidos que consomem muitos dados.
5 – Aparelho reiniciando sozinho Se o seu aparelho começar a reiniciar sem motivo aparente, pode ser um indício de monitoramento. Verifique o que pode estar acontecendo.
6 – Aquecimento, bateria esgotada e ações inesperadas Sinais como o esgotamento rápido da bateria, o aquecimento do aparelho sem uso ou o telefone permanecer ligado quando não está sendo acessado podem indicar rastreamento. Esses fatores, juntos, podem sinalizar a instalação de um spyware.
7 – Mensagens estranhas Mensagens de texto estranhas, com códigos de computador ou números confusos, podem ser comandos enviados pelo software de rastreamento para o telefone. O spyware recebe a mensagem e executa o comando.
O que fazer se seu smartphone estiver sendo rastreado?
Se você tiver certeza de que está sendo espionado, siga estas ações:
1 – Verifique a configuração de localização Algumas aplicações são configuradas por padrão para compartilhar a localização. Verifique quem tem permissão para ver a localização e desative a opção de compartilhamento. Segundo a ESET, o ideal é que seus apps compartilhem sua localização apenas quando estiverem sendo utilizados.
2 – Busque os aplicativos de rastreamento Use um aplicativo de exploração de arquivos (como o ES File Explorer) para verificar suas pastas de mensagens, imagens e aplicativos. Se encontrar arquivos com nomes como “sigilo”, “espião” ou “espionagem móvel”, apague-os após consultar um especialista para evitar deletar algo importante.
3 – Bloqueie de vez os apps de espionagem Invista em um aplicativo antimalware para proteger seus dispositivos. Reforce todos os protocolos de segurança e mantenha o software do celular sempre atualizado.
Como evitar que seu telefone seja rastreado?
Para evitar o rastreamento, siga estas indicações:
1. Desative serviços de localização Desative os serviços de localização nas configurações do dispositivo quando não estiverem em uso. Revise as permissões de localização concedidas aos aplicativos e limite o acesso apenas aos que realmente precisam dessa informação.
2. Use uma VPN (Virtual Private Network) Uma VPN criptografa o tráfego de internet, dificultando o rastreamento das suas atividades online. Ela também mascara sua localização real ao redirecionar o tráfego através de servidores em diferentes locais.
3. Desative o Wi-Fi e Bluetooth Desative Wi-Fi e Bluetooth quando não estiverem em uso, pois podem ser usados para rastreamento passivo da localização.
4. Use mensageiros criptografados Prefira aplicativos de mensagens com criptografia de ponta a ponta, como Signal ou WhatsApp. Baixe apps sempre nas lojas oficiais.
5. Atualizações regulares Mantenha o dispositivo sempre com a última versão do sistema operacional e dos aplicativos instalados, pois as atualizações frequentemente incluem correções de segurança.