De uma possível bolha financeira, as moedas digitais têm evoluído para se tornarem a principal forma de transações monetárias desta nova década. Apesar de ainda ser cercada de incertezas, elas avançam a passos largos para se tornarem moedas correntes em nossa economia mundial.
Algumas plataformas, já aceitam as criptomoedas para compra de imóveis. Isso se deve à saída dos investidores dos fundos imobiliários e a migração deles para a renda fixa, buscando mais segurança e rentabilidade, graças à alta da taxa Selic para a casa dos dois dígitos.
Esse movimento faz parte da chamada tokenização, que nada mais é do que a criação de ativos digitais que representam outros ativos. Esses tokens rodam na blockchain, tecnologia que é usada como uma forma de melhorar a auditoria e segurança de informação de indústrias e empresas.
Este processo de compra por moeda digital é bastante semelhante à compra por dinheiro real. No pagamento com criptomoeda, o dono usa uma chave digital e privada para assinar a transação, mais ou menos como um processo de assinatura de escritura pública de compra e venda de imóveis normal.
Então, a própria operadora valida a transação com criptografia, fazendo o papel de tabelião, preparando e autenticando todos os documentos necessários, porém mais rápido do que os normais.
Feito isso, é feita a atualização da matrícula do imóvel, comprovando a compra pelo atual proprietário, sendo possível verificar e consultar a situação do bem. Porém, este registro ainda é realizado através do cartório de imóveis brasileiro.
O blockchain pode ser uma alternativa viável para escapar dessa espiral de burocracia. Isso porque ele funciona como um livro-razão compartilhado e imutável, que contém praticamente todas as transações realizadas pela sua criptomoeda. Neste caso, a própria operadora fica responsável por esta parte.
Esses são somente alguns dos benefícios do movimento de tokenização, trazendo mais segurança, rapidez e redução de custos para todos os envolvidos.
Mas é importante frisar que, sobre todas as possibilidades acima, é de suma importância consultar se sua operadora de criptomoedas pode atender tais demandas, se não o que era para ser um sonho, pode acabar se tornando uma tremenda dor de cabeça.